Eletrobras participa de audiência pública em Colônia

Representantes das Diretorias Comercial, de Operação e do Departamento Regional Leste da Eletrobras Distribuição Alagoas participaram nesta terça-feira (19), de uma Audiência Pública no Clube UDAL, em Colônia Leopoldina, a convite do promotor de Justiça da cidade, Jorge Luiz Bezerra. Estiveram no encontro, integrantes das prefeituras, vereadores, movimentos sociais, moradores e comerciantes das cidades de Colônia Leopoldina, Jundiá, Campestre e Novo Lino.

No evento, os participantes puderam ouvir as causas da interrupção no fornecimento de energia que ocorreu entre os dias 8 e 10 de abril e tirar dúvidas sobre os procedimentos relativos ao Pedido de Indenização de Danos Elétricos. Em nome da Distribuidora, José Ailton, assistente da Diretoria Comercial, pediu desculpas à população, reafirmando “o respeito da Eletrobras ao consumidor, o empenho de todos os profissionais envolvidos no processo”. E pediu que a população utilizasse os canais de comunicação disponíveis para solicitar o ressarcimento por dano elétrico, pois “somente quando acionados podemos efetuar o procedimento de indenização, pagando o conserto ou restituindo o valor do equipamento.”

Nesse sentido, foi anunciado que assistentes comerciais e eletricistas da equipe de ressarcimento de danos elétricos estarão durante toda a quarta-feira nos municípios de Colônia Leopoldina, Jundiá e Novo Lino para o atendimento exclusivo de consumidores que tiveram aparelhos danificados no último apagão. Colônia Leopoldina também deverá receber, na próxima semana, a visita do Agente Eletrobras, projeto que visa à orientação sobre o consumo eficiente e seguro de energia e que beneficia a população de baixa renda, por meio da atualização dos registros, regularização da ligação elétrica, inscrição na tarifa social, entre outras ações. O projeto também prevê a distribuição de lâmpadas fluorescentes e o sorteio de geladeiras com selo Procel.

O engenheiro Augusto Melo, líder de manutenção do Departamento Regional Leste, explicou aos presentes que a longa interrupção no final de semana ocorreu devido à queda de uma árvore sobre uma linha de transmissão de propriedade da Celpe, em Pernambuco. Embora o Centro Operacional Integrado da Eletrobras Alagoas tenha mantido contato permanente com a equipe técnica da Celpe a fim de saber o andamento do reparo na rede, a energia só foi restabelecida no domingo, pois a linha se rompeu numa área de morro, rodeado de mata fechada, conforme relatório da empresa.

Em seguida, Fernando Amaral, assistente da Diretoria de Operação anunciou as ações para a melhoria da qualidade do fornecimento de energia elétrica para a região. Para o atendimento emergencial, serão dobradas as equipes de prontidão, que incluem pessoal, veículos e equipamentos para atender prioritariamente o serviço de manutenção. Foram anunciadas obras e compras para a média e baixa tensão, de execução no curto prazo, como a aquisição e instalação de reguladores de tensão em Colônia Leopoldina, a execução da divisão de circuitos e melhoria de redes e a construção de novas linhas em Colônia, Novo Lino e Joaquim Gomes.

O sistema elétrico de alta tensão da região passará por melhorias: até final de 2013, entrará em operação uma Linha de Distribuição de 69kV, com 35Km de extensão, ligando a subestação de Matriz do Camaragibe à subestação de Campestre. No mesmo prazo, está prevista a duplicação de 60km de linha entre Rio Largo, São Luiz do Quintunde e Matriz do Camaragibe. Investimentos que, somados, alcançam cifra superior a R$ 13 milhões. São obras de grande porte que visam garantir maior confiabilidade ao sistema e ampliar a potência energética oferecida à região norte de Alagoas.

Fonte: Ascom Eletrobras

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos