Borussia Dortmund bate Nuremberg e leva título após nove anos de jejum

APJogadores do Borussia Dortmund comemoram vitória

Jogadores do Borussia Dortmund comemoram vitória

Com duas rodadas de antecipação, o Borussia Dortmund voltou a conquistar o título do Campeonato Alemão depois de nove anos de jejum. Jogando em casa, a equipe bateu o Nuremberg por 2 a 0 e chegou aos 72 pontos, não podendo ser mais alcançada pelo Bayer que, também neste sábado, perdeu por 2 a 0 para o Colônia e estacionou nos 64 pontos. Os gols do triunfo foram anotados por Barrios e Lewandowski.

O título foi o sétimo do Borussia Dortmund na história – o último fora na temporada 2001/2002. Agora, o clube, que conta com os brasileiros Dedê, Felipe Santana e Da Silva no elenco, tem o mesmo número de conquistas que o arquirrival Schalke 04. O Bayern de Munique, com 21 canecos, segue como o maior campeão da história do futebol alemão.

Apesar do apoio maciço da fanática torcida que lotou os mais de 80 mil lugares do Signal-Iduna-Park, o Borussia Dortmund entrou em campo nervoso, errando bastante e levando alguns sustos do Nuremberg que, aos 13, teve boa chance com o capitão Wolf após arremate por cima do gol.

Aos 26, o atacante Lucas Barrios externou essa intranquilidade ao dividir uma bola já perdida com o goleiro Schafer. A imprudência custou cartão amarelo ao jogador do Borussia.

Cinco minutos depois, entretanto, o atacante argentino naturalizado espanhol se redimiu e ao aproveitar rebote do arqueiro rival após um chute de Götze: 1 a 0 para o Borussia Dortmund e 14º gol do atacante na Bundesliga.

Lençol no goleiro

O gol acalmou os donos da casa que, aos 42, ampliaram em grande estilo. Depois de uma bobeada da zaga, Lewandowski recebeu na grande área, deu um chapéu em Schafer e tocou no gol vazio.

No segundo tempo, o time do Borussia controlou o resultado e, por volta dos 22 minutos do segundo tempo, viu a torcida vibrar na arquibancada mesmo sem ter saído nenhum gol no Signal-Iduna-Park. O motivo? O gol de Novakovic para o Colônia diante do Bayer Leverkusen, único concorrente, até então, pelo título. Na realidade, o empate do rival já ajudava a equipe de Dortmund… Mas o que valia era comemorar.

Nos minutos finais, os comandados do técnico Jürgen Klopp, que conquistou seu primeiro título à frente da equipe, se limitaram a tocar de lado para ver o tempo passar. O apito final só aumentou ainda mais a festa que já havia começado instantes antes quando o Colônia anotou o segundo diante do Bayer.

O brasileiro Dedê, que esteve presente na última conquista do Borussia, deu uma volta olímpica solitária ao final da partida. Ídolo em Dortmund, o ex-atleta do Atlético-MG deve deixar a equipe na próxima temporada.

Confira os resultados da 32ª rodada da Bundesliga
Sexta-feira
Kaiserslautern 2 x 0 St. Pauli
Werder Bremen 0 x 1 Wolfsburg

Sábado
Colônia 2 x 0 Bayer Leverkusen
Borussia Dortmund 2 x 0 Nuremberg
Hamburgo 0 x 2 Freiburg
Hannover 0 x 1 Borussia M´gladbach
Hoffenheim 1 x 2 Stuttgart
Mainz 3 x 0 Eintracht Frankfurt
Bayern x Schalke

Fonte: Globoesporte.com

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos