Receita recebeu mais declarações do que o esperado: 24,3 milhões

A Receita Federal do Brasil recebeu este ano 24.370.072 de declarações de ajuste anual do imposto de renda 2011. O número é maior do que o que era esperado pela Receita, mas ficou abaixo dos anos anteriores, quando a Receita recebeu 24,67 milhões de declarações, em 2010, e 25,56 milhões, em 2009.

O prazo de entrega começou no dia 1º de março e terminou às 23h59m59s. Os contribuintes que perderam o prazo terão que esperar até as 8h00 desta segunda-feira (2) para baixar o novo programa de preenchimento da declaração.

Bancos oferecem antecipação do IR
O contribuinte que já preencheu pelo programa que estava no ar até ontem, mas não conseguiu enviar, terá que fazer um novo preenchimento, já que a Receita não irá aceitar o programa antigo. Isso porque o novo programa já calcula a multa por atraso na entrega. Junto com o recibo de entrega, o contribuinte imprime uma Darf com a multa, que vai de R$ 165,74 até 20% do imposto devido.

De acordo com a Receita, a multa deve ser paga o quanto antes. Quem não pagar a multa receberá uma intimação, e em caso de imposto a restituir terá o valor da multa abatido da restituição. A Receita alerta, no entanto, que o contribuinte não deve esperar que isso aconteça, pois nesse caso a sua declaração irá demorar mais tempo para ser processada.

Não existe um novo prazo para a entrega da declaração em atraso. Ela deve ser feita o quanto antes, pois que não enviou o documento está ‘em dívida’ com a Receita. Se o contribuinte tiver imposto a pagar, quanto mais tempo passar maior será a incidência de juros.

Quem tem restituição a receber, também deve enviar o quanto antes, pois irá receber mais cedo o imposto a restituir. As restituições relativas ao IR 2011 começam a ser pagas em 15 de junho, em sete lotes mensais, até 15 de dezembro.

Os contribuintes que enviaram a declaração com informações incompletas devem enviar as declarações retificadoras o quanto antes. Também não há prazo final para retificar.

Restituições
Com o fim do prazo de entrega do IR 2011, as restituições começam a ser pagas em 15 de junho. São sete lotes, sempre no dia 15, até dezembro.

Fonte: R7

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos