Comissão das Enchentes discute ações preventiva​s

A Comissão das Enchentes (CENC) da Assembleia Legislativa de Alagoas realiza, nesta terça-feira (03), às 9 horas, uma Sessão Especial com representantes da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) e da Defesa Civil Estadual com o objetivo de apresentar o trabalho que está sendo realizado pela Sala de Monitoramento Hidrometeorológico, também chamada de Sala de Alerta.

Além disso, durante o encontro, será reforçada a importância da implantação das Coordenadorias Municipais de Defesa Civil, que devem atuar de maneira preventiva nas áreas de risco.

De acordo com informações da Semarh, há possibilidades que as chuvas que atinjam Alagoas neste ano tenham intensidade semelhante às precipitações que ocorreram junho de 2010. Porém, com o sistema de monitoramento meteorológico, os alertas podem ser dados aos municípios com uma antecedência de até cinco horas.

“Queremos discutir uma política de prevenção de novos desastres naturais em Alagoas. Não podemos deixar que situações como as que ocorreram no ano passado se repitam. Para isso vamos mostrar o trabalho que está sendo feito na Sala de Alerta e também vamos conversar com os representantes dos municípios para que sejam criados Núcleos de Defesa Civil”, falou o presidente da CENC, deputado João Henrique Caldas (PTN).

Durante a sessão será apresentado o mapeamento das áreas de risco do Estado, bem como será feita uma discussão a respeito do Plano Diretor das Cidades, onde políticas de prevenção devem ser apresentadas para evitar que novos desastres atinjam os municípios alagoanos.

Foram convidados a participar do encontro representantes das cidades atingidas pelas enchentes no ano passado e das comunidades que foram surpreendidas com as chuvas que caíram na semana passada.

Fonte: Ascom/JHC

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos