Governo lança nesta terça campanha de vacinação contra aftosa

O Governo do Estado lança nesta terça-feira (3), em Quebrangulo, a cerimônia oficial de lançamento da Campanha de Vacinação contra a Febre Aftosa 2011. O evento está marcado para 10h, no escritório local da Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária de Alagoas (Adeal). Nesta segunda-feira (2), o governo recebeu parte das 135 mil doses de vacinas que serão doadas pelo governo do Estado a pequenos criadores de bovinos e búfalos.

Nesta campanha, além de atender as exigências das etapas de vacinação anteriores – possuir menos de 10 animais e ser criador familiar, quilombola, assentado ou indígena –, o produtor tem que estar cadastrado na Adeal para receber a vacina doada. “Queremos evitar a doação ao criador sem cadastro, que provoca inconsistências em relação a outras campanhas de vacinação”, afirma o diretor-presidente da Adeal, Manoel Tenório.

De acordo com o diretor, para receber a vacina gratuitamente, alguns criadores estavam dividindo o rebanho. “Uma pessoa que tinha 50 animais, por exemplo, colocava os animais em nome de mais quatro pessoas, alegando ter vendido ou arrendado. Cada um ficava com 10 e todos recebiam as vacinas. Com isso, eram gerados mais quatro cadastros fantasmas, que numa próxima campanha se tornavam inadimplentes”, explica Tenório.

Manter cadastros agropecuários atualizados e sem distorções é uma das principais metas da Adeal para obter o status de zona livre de febre aftosa com vacinação. “Sabemos que a decisão de reduzir a doação vai ter impacto, mas é a maneira de seguir as orientações do Ministério da Agricultura. Talvez o resultado da campanha anterior não se repita. Pode ser um resultado menor, mas mais seguro”, destaca o diretor.

Apesar da redução, Manoel Tenório garante que todos os pequenos criadores com cadastro serão atendidos. “A nossa expectativa é que com essa nova exigência, haja uma diminuição na quantidade de vacinas. No entanto, manteremos doses em estoque caso surjam necessidades”, enfatiza.

Iniciada neste domingo (1°), a primeira etapa da Campanha de Vacinação contra a Febre Aftosa 2011 vai até o próximo dia 31 e é obrigatória para bois e búfalos. Os criadores que não se enquadrarem no grupo que vai receber a vacina do governo devem adquirir as doses em lojas agropecuárias autorizadas.

Depois de vacinar, os criadores têm ainda que levar a nota fiscal de compra da vacina e documentos como CPF, identidade, comprovante de residência, inscrição de produtor rural e certidão de posse da propriedade para fazer a declaração e atualizar o cadastro agropecuário.

Lançamento

Nesta terça-feira (3), será realizada em Quebrangulo a cerimônia oficial de lançamento da Campanha de Vacinação contra a Febre Aftosa 2011. O evento está marcado para 10h, no escritório local da Adeal. Em seguida, haverá vacinação comunitária no assentamento Manivas Romualdo, também em Quebrangulo.

Para mais informações a respeito da vacinação, o criador pode obter informações no escritório da Adeal de sua região ou ligar para 0800 082 0040.

Fonte: Agência Alagoas

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos