Pilar: Moradores temem que obra inacabada destrua casas

O Alagoas24Horas denunciou o descaso da prefeitura com os moradores da região que perderam tudo e tiveram que peregrinar por casas de parentes e amigos.

Priscylla Régia/Alagoas24HorasPriscylla Régia/Alagoas24Horas

A chegada das chuvas tem causado sérios transtornos às comunidades de municípios com deficientes serviços de saneamento básico e infraestrutura. O resultado disso são ruas e casas alagadas, lama por toda a parte e moradores com problemas de saúde. Nesta terça-feira, 3, o Alagoas24Horas voltou a Rua Nicolau Mota, no bairro Torrão, localizado no município do Pilar, onde moradores denunciaram – em dezembro do ano passado – uma série de transtornos causados por uma obra de saneamento inacabada.

Na época mostramos a situação de moradores da localidade que tiveram suas casas, móveis e pertences destruídos pela enxurrada. A Prefeitura iniciou uma obra de saneamento na região, chegou a colocar encanação nas ruas, cortou as árvores e colocou um muro de contenção em uma barreira. Mas a obra não foi concluída e quando veio o período de chuvas, a água derrubou o muro, a barreira e invadiu as casas.

O Alagoas24Horas denunciou o descaso da prefeitura com os moradores da região que perderam tudo e tiveram que peregrinar por casas de parentes e amigos até que os prejuízos fossem ressarcidos e as vítimas recebessem novo lar.

Hoje, cinco meses depois da denúncia, a reportagem retornou ao local e constatou que nada mudou. As casas destruídas continuam sem reparos, as ruas cheias de lama, a obra paralisada e os moradores com medo de ficarem desabrigados.

"Ainda não terminaram as obras. Quando chove vem uma correnteza que é capaz de carregar as casas. Durante as chuvas não temos como sair de casa, pois fica tudo alagado. Hoje, como está sol e a lagoa não transbordou, o que restou foi a lama", contou a aposentada de 84 anos, Maria José dos Santos.

Para completar, o Pilar está entre os municípios alagoanos que não possui Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (Condec) para trabalhar a prevenção e respostas aos incidentes causados pelas fortes chuvas.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos