SMS mantém vacinação em postos volantes no sábado

O Programa de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde estará reforçando, no próximo sábado (07), a Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza, disponibilizando novos postos para a aplicação da vacina em locais de grande movimentação. A medida tem como objetivo facilitar ainda mais o acesso de crianças, gestantes e idosos à sua dose de prevenção contra a gripe, ampliando a cobertura vacinal em Maceió, que vem sendo prejudicada pela ocorrência de chuvas intensas.

Além de manter a vacinação nas unidades de saúde do município de segunda a sexta-feira, a SMS estenderá, no sábado, das 8h às 17h, o funcionamento dos postos volantes – que também disponibilizam as doses durante a semana – instalados nos hipermercados Bompreço da Gruta e G Barbosa Praia (Cruz das Almas), supermercado Unicompra do Farol e shoppings Maceió (antigo Iguatemi) e Pátio Maceió (Benedito Bentes), às demais unidades do G Barbosa – Stella Maris, Serraria e Tabuleiro (próximo à Feirinha) – e ao Supermercado Super Giro, no bairro do Trapiche, aproximando o serviço da população.

“Como a atividade do Dia D ficou prejudicada, foi preciso pensar numa nova estratégia para atingir a meta de 80% de cobertura vacinal estabelecida pelo Ministério da Saúde, que abrange um total de 120.225 pessoas em Maceió. Apelamos a todos os grupos atendidos nessa ação de imunização que aproveitem este dia para receber a dose e evitar as complicações que a gripe pode acarretar”, ressalta a coordenadora do Programa de Imunização do município, Juliana Barros.

A Secretaria Municipal de Saúde também vem atendendo a inúmeras solicitações de aplicação de vacinas em domicílio, promovendo a imunização de idosos que se encontram acamados e, portanto, impossibilitados de se locomoverem até um posto de vacinação. O agendamento dessas visitas pode ser feito pelo telefone 3315-5221, das 8h às 14h.

Realizada no país desde 1999, a campanha contra a Influenza incluiu este ano, na vacinação de Maceió, crianças de 6 meses até 2 anos e gestantes em qualquer período da gravidez. A população-alvo tem até 13 de maio para se proteger contra os três principais vírus que circularam no hemisfério sul em 2010, entre eles, o da Influenza A (H1N1).

Contraindicações – A única contraindicação à aplicação da vacina é para pessoas com alergia à proteína do ovo ou que apresentaram reações severas a doses anteriores. Pessoas que apresentarem doenças agudas febris moderadas ou graves no momento da vacinação, devem aguardar o quadro melhorar, para evitar que as manifestações clínicas da doença sejam associadas à vacina como uma reação adversa. Em caso de dúvida, um médico deverá ser consultado.

Fonte: SMS

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos