Municípios entregam plano de articulação para inverno

Assessoria CBAssessoria CB

Na manhã desta sexta-feira, 06, aconteceu na Associação dos Municípios Alagoanos a 2ª reunião entre a Defesa Civil Estadual e as Coordenadorias Municipais de Defesa Civil (Comdecs) para entrega dos Planos de Mobilização e Articulação para o Inverno 2011 (PLAMAR). A reunião foi presidida pelo Tenente Coronel Gilson Romeiro, Secretário-Executivo da Defesa Civil de Alagoas, onde estavam presentes os Prefeitos de Jaramataia e São Miguel dos Milagres, a Secretária da AMA Margareth Bulhões, coordenadores e representantes das Comdecs das cidades alagoanas.

A elaboração do PLAMAR pelas Coordenadorias Municipais tem como objetivo principal integrar todas as informações e ações de socorro e assistência às cidades atingidas pelas fortes chuvas no inverno de 2011, estabelecendo um elo entre a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (CEDEC) e as Comdecs. Para isso, visa-se antecipar possíveis desastres naturais, provocando os prefeitos e os coordenadores municipais de Defesa Civil para que estejam preparados para ocorrências mais graves decorrentes das chuvas.

Com a preparação do PLAMAR, as Comdecs já terão os órgãos parceiros e abrigos temporários pré-estabelecidos e o núcleo de pessoas que possam trabalhar em prol da minimização de desastres, além de antecipar a evacuação da população de áreas de risco para locais seguros.
De acordo com o Tenente Coronel Romeiro, a avaliação meteorológica é preocupante, mas a situação atual dos municípios mais atingidos está estável: “A previsão dos índices pluviométricos informados a CEDEC foram altos, mas tanto a Defesa Civil Estadual, quanto as Coordenadorias Municipais já estão em alerta. Todas as cidades estão recebendo cestas básicas, colchões, água potável, roupas, kits de higiene e limpeza e se diminuir a ocorrência de chuvas, em mais ou menos 15 dias muitos municípios já terão restabelecido a normalidade”.

Entregaram o Plano de Mobilização e Articulação as Coordenadorias de Branquinha, Coruripe, Atalaia, Campestre e Marechal Deodoro e um novo prazo foi estabelecido para aqueles que não puderam concluí-lo a tempo, podendo finalizá-lo até a próxima quarta, 11. Também foi solicitado que junto do plano fosse anexado a lei que criou a Comdec e a portaria de nomeação do coordenador para que seja feita uma análise das Comdecs existentes no Estado.

Após o envio dos Planos pelos Coordenadores Municipais, será elaborado um Plano único de Mobilização e Articulação, estreitando os laços entre as Comdecs e a CEDEC, onde as informações estarão disponíveis para todos.

Fonte: Ascom Corpo de Bombeiros

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