Especial: ASA aprendeu a conquistar títulos

Esporte AlagoanoASA festeja vitória

ASA festeja vitória

O ASA aprendeu o caminho das conquistas. A frase pode até ser um clichê, mas cai como uma luva para o atual momento vivido pelo alvinegro.

Se existir uma receita para projetos vencedores, o ASA detém o segredo e sabe administrar todos os ingredientes. Este é o sétimo titulo alvinegro . Os números impressionam. Nos últimos doze anos, o ASA venceu seis campeonatos. Desde 2007 que o ASA é finalista da competição. Quem observou o ASA campeão desta temporada, com uma goleada no primeiro jogo e uma vitória no segundo confronto, comemorando o titulo fora de casa, não imagina como tudo foi planejado.

Logo ao final da Série B do ano passado, o ASA deixava claro que havia criado uma base. Alguns torcedores chegaram a estranhar quando o ASA anunciou que começaria os trabalhos da pré-temporada apenas no dia 27 de dezembro, com a competição sendo iniciada em 15 de janeiro.

Excluindo o período de festas de final de ano e feriados, o ASA teria menos de 15 dias para se preparar. Torcedores mais desconfiados achavam que o ASA estava repetindo uma estratégia errada que o CRB montou ao longo de vários anos na Série B: desvalorizava o estudual e pensava apenas na Série B.

Era um ledo engano. O ASA planejou sua conquista. Começaria a disputa com uma base e a medida que o campeonato fosse encorpando, o ASA estaria trazendo jogadores para fortalecer o elenco.

Logo no início do campeonato, o ASA teria o desafio de enfrentar o atual campeão do estado: o Murici. Mesmo com um time composto por muitos garotos, o ASA conseguiu uma vitória importante: 1 a 0.

A luz da desconfiança acendeu na rodada seguinte. Em casa, diante do seu torcedor, o ASA sucumbiu diante do Corinthians: 1 a 0. Foi um deslize. O time chegou a encaixar duas novas vitórias e depois foi derrotado pelo CSA. Mas o ASA sempre se manteve firme e na zona de classificação da competição.

Na virada do turno, o ASA sofreu o primeiro abalo. Perdeu em Coruripe por 3 a 1 e no jogo da volta, em Arapiraca, uma nova derrota colocou novas dúvidas na qualidade da equipe. A resposta veio imediata: gols, vitórias e goleadas, com destaque para a grande atuação diante do CSA quando o ASA impôs uma goleada por 3 a 0, fora o baile dado no time azulino.

A arrancada com oito vitória seguidas deu ao ASA o titulo da 1ª fase, a primeira vaga na Copa do Brasil e o direito de já estar na decisão do título. Mas o ASA ainda teria um feito. Na segunda fase, logo no jogo de ida, diante do Corinthians no Nelsão, o time alvinegro garantiu a sua passagem ao golear o time tricolor por 5 a 2. No jogo de volta um empate em Arapiraca carimbou o passaporte para a decisão da fase e a possibilidade de matar o campeonato.

Não foi o que aconteceu. O time alvinegro perdeu para o Coruripe por 1 a 0 no litoral sul e na volta em Arapiraca, uma vitória simples, forçou a decisão nos pênaltis. O Coruripe venceu e forçou a decisão em dois jogos.

Trajetória do ASA

24 jogos

18 vitórias

1 empate

5 derrotas

53 gols marcados

23 gols sofridos

Fonte: Alberto Oliveira/Esporte Alagoano

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos