Hospital do Sertão é referência para mais de 500 mil sertanejos

SesauSesau

Com menos de 1 ano em funcionamento o Hospital do Sertão já é referência para uma população de 500 mil habitantes. Aos poucos, a unidade que nunca havia funcionado desde sua inauguração passou a ser a principal porta de atendimento hospitalar naquela região, disponibilizando aos sertanejos 110 leitos, Unidade de Tratamento Intensivo (UTI), e Unidade de Cuidados Intermediários (UCI). Quando estiver funcionando com sua capacidade máxima o hospital terá 173 leitos, sendo 8 de UTIs e 8 de UCIs.

Para o secretário de estado da Saúde, Alexandre Toledo, que participou da visita técnica no hospital na terça-feira (10), os serviços estão evoluindo bem e a unidade fortalece seu papel no Sertão. Toledo também comentou sobre a necessidade do atendimento de qualidade para todos.

O hospital está informatizado. Desde o primeiro atendimento, até o setor de raios-x onde o médico lê o laudo na tela do computador, podendo ampliar a dimensão da imagem para ter um diagnóstico mais preciso.

“Fui atropelada por uma moto, cheguei aqui com muita dor na perna esquerda, recebi bom atendimento e não tenho o que reclamar do hospital”, disse Marli Ferreira, natural de Ouro Branco. A paciente teve fratura de fêmur, passou por cirurgia e está em recuperação há 1 mês e três dias.

A média diária de atendimentos prestados à população chega a 270 procedimentos distribuídos em clínica cirúrgica, clinica médica, ginecologia, ortopedia, pediatria, atendimento ambulatorial, urgência e emergência, raios-X, endoscopia, ultrassom, eletrocardiogramas, ecocardiograma. Mensalmente, o Governo do Estado e o Ministério da Saúde disponibilizam 1,8 milhão de reais para garantir o custeio do hospital.

O Clodolfo Rodrigues recebe pacientes vindos de Água Branca, Batalha, Belo Monte, Canapi, Carneiros, Delmiro Gouveia, Dois Riachos, Inhapi, Jacaré dos Homens, Maravilha, Mata Grande, Monteirópolis, Olho D’água das Flores, Olho D’água do Casado, Olivença, Ouro Branco, Palestina, Pão de Açúcar, Pariconha, Piranhas, Poço das Trincheiras, Santana do Ipanema, São José da Tapera e Senador Rui Palmeira, inclusive de outros estados como Pernambuco, Bahia e Sergipe, que fazem fronteira naquelas proximidades com Alagoas.

O secretário adjunto, Jorge Villas Boas, o superintendente de Atenção à Saúde, Vanilo Soares, além do coordenador geral da Sesau, Pedro Belo também participaram da visita técnica.

Fonte: Sesau

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos