Congresso de secretários de saúde começa nesta quinta

AssessoriaAssessoria

Fortalecer e qualificar a gestão pública no âmbito da Saúde. Essa é a principal finalidade do V Congresso Estadual de Secretarias Municipais de Saúde de Alagoas, que começa nesta quinta-feira (19). Reunidos na acolhedora cidade de Maragogi, os gestores municipais debaterão e dividirão experiências sobre as políticas públicas de saúde. O evento, que promete reunir cerca de 300 participantes, deve congregar os gestores de saúde, trabalhadores e usuários do SUS, num importante fórum de discussões, mas principalmente, de confraternização e troca de experiências, na busca pela melhoria da qualidade de vida da população alagoana.

“Os avanços do SUS na consolidação das redes de serviço a luz do Pacto pela Saúde” será o tema do Congresso, que contará com importantes presenças, como a do governador do Estado, Teotônio Vilela Filho; do ministro da saúde, Alexandre Padilha; do secretário estadual de saúde, Alexandre Toledo; do presidente do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde, Carlos Antônio Nardi; entre outras representações de classe e políticas.

Na oportunidade, os gestores fomentarão as discussões acerca do fortalecimento e qualificação da gestão pública no âmbito da saúde, principalmente com a utilização dos instrumentos de planejamento e controle desenvolvidos pelo Ministério, nos últimos anos. “O nosso evento, embora de âmbito estadual, terá conotações de regional, uma vez que receberemos os presidentes dos COSEMS dos Estados do Nordeste, bem como o próprio ministro”, explica o presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Alagoas (COSEMS/AL), Pedro Hermann Madeiro.

“Outro aspecto relevante do Congresso, diz respeito à necessidade do debate das estratégias futuras para o fortalecimento do SUS, uma vez que, este ano, o Conselho Nacional de Saúde realizará a 14ª Conferência Nacional, quando serão propostas novas metas e estratégias rumo à consolidação de uma política de saúde pública que tenha, de fato, a premissa básica e legal da universalidade e integralidade da assistência para a população brasileira e, em especial, para a população alagoana e nordestina”, destaca, ainda, Pedro Madeiro.

Durante os três dias de evento serão desenvolvidas oficinas, painéis e mesas redondas, abordando diversos temas ligados à gestão municipal da saúde. O Congresso apresentará, também, uma Feira onde standes de diversas instituições vão expor suas experiências e mecanismos de interação com o SUS.

Fonte: Ascom Cosems

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos