Vereadores realizam sessão em praça pública

Alagoas24Horas/ArquivoAlagoas24Horas

Alagoas24Horas

Dos 21 vereadores, 17 se fizeram presentes na sessão deliberativa realizada em praça pública, nesta quinta-feira, dia 26, no Conjunto Osman Loureiro, na parte alta da cidade de Maceió. Com uma estrutura que envolve ainda atendimentos à população e oferta de serviços, a Câmara Municipal de Maceió deu início ao projeto “Parlamento na Praça”, que deve contar com uma sessão semelhante uma vez por mês, nas mais diversas localidades da capital alagoana.

As próximas sessões devem acontecer nos bairros do Benedito Bentes e Jacintinho. As localidades serão sempre indicadas pelos vereadores. A tendência é que cada edil desloque a sessão deliberativa do "parlamento-mirim” para seus redutos eleitorais. Como a sessão é deliberativa, se diferencia de um projeto já feito na gestão do ex-presidente Dudu Holanda, quando os edis realizavam apenas audiências públicas nos bairros da capital.

O presidente da Câmara Municipal, Galba Novaes (PRB), salientou o pioneirismo da Casa de Mário Guimarães. De acordo com ele, o projeto deve ser copiado pelas Câmaras Municipais das cidades de São Paulo (SP) e Belo Horizonte (MG). “A gente tem que copiar o que é bom. Já copiamos projetos bons abertos por outras casas legislativas e agora temos as câmaras de duas grandes capitais que vão levar esta ideia para implantarem nestas cidades”, salientou.

O vereador lembrou ainda que o evento simboliza uma proximidade maior do vereador com a população, o que – conforme Galba Noves – significa maior proximidade de cobranças. O presidente espera que com isto, a opinião pública seja mais favorável a Casa de Mário Guimarães. Novaes ainda salientou os trabalhos que vem sendo feitos, como a instalação simultânea de duas Comissões Especiais de Investigação (CEI): uma para investigar a alta de preços dos combustíveis e a outra para a atuação da indústria Braskem em Maceió.

O vereador de oposição Ricardo Barbosa (PSOL) também elogiou a iniciativa de Galba Novaes. “É importante por aumentar a proximidade da população e que esta aproveite para cobrar de cada parlamentar as suas promessas”, frisou. O evento atraiu a população, que lotou as tendas instaladas no local. Aproximadamente 700 pessoas acompanharam a sessão e fizeram uso dos serviços oferecidos.

Informações extra-oficias dão conta de que toda a estrutura montada custou aproximadamente R$ 30 mil aos cofres públicos. Os custos foram reduzidos em função de algumas parcerias. Indagados sobre os números, Novaes disse ainda não ter conhecimento da totalidade. “Não quero dar um número aproximado para não cometer erros. Mas, depois posso informar este número de forma bem precisa”.

Presenças

De acordo com Novaes, faltaram à sessão Paulo Corintho (PDT), que se encontra em viagem pela Câmara Municipal de Maceió: Luiz Pedro (PMN), que está de licença médica; João Luiz (Democratas), que não justificou ausência; e Netinho Barros (PSC), que se encontra viajando. “Pode-se considerar um evento um sucesso, com a presença da totalidade dos vereadores”.

Eduardo Canuto (PV) ressaltou que ideia de aproximar a Câmara da população é brilhante, mas fez a ressalva de que é preciso que as cobranças aconteçam e que estas sejam ouvidas. “É importante ouvir a população, dentro deste projeto que é fantástico e que tenha continuidade”, colocou.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos