Defesa Civil realiza simulado de preparação para desastres

Alagoas 24 Horas/ArquivoOs bombeiros simulavam resgates as vítimas de afogamento

Os bombeiros simulavam resgates as vítimas de afogamento

O Vale do Reginaldo, no Bairro do Poço, foi palco de um simulado de preparação para desastres, na manhã deste sábado, 28. A ação, que acontece simultaneamente nas cidades de Maceió, Recife e Salvador, tem por objetivo instruir a comunidade em casos de enchentes.

O evento, promovido pela Secretaria Nacional de Defesa Civil em parceria com a Defesa Civil Estadual, Municipal, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, SAMU, Exército Brasileiro, contou com a mobilização dos moradores do Vale do Reginaldo.

De acordo com o representante da Secretaria Nacional de Defesa Civil, Ivan Ramos, a capacitação da comunidade das áreas de riscos ajuda as famílias durante a ocorrência de eventos decorrentes das chuvas. “O que se pretende com isso, no entanto, é traçar uma estratégia para que cada órgão envolvido possa saber o seu papel durante uma possível tragédia. Preparamos as comunidades para nos auxiliar nos eventos extremos e evitar mortes”.

Durante o simulado, os líderes comunitários acionaram sirenes informando perido de deslizamentos e queda de barreiras. Em seguida, ocorreu a evacuação das localidades, com a retirada dos moradores pelas rotas de fuga traçada, previamente, pelos representantes da Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e por membros da própria comunidade.

Por fim, os moradores foram levados a abrigos e cadastrados para receber orientações de técnicos e pelo serviço social do município e do Estado.

Para Jailson da Silva, morador do Vale do Reginaldo há nove anos, a iniciativa é boa porque orienta as famílias de como agir durante uma tragédia. “A ação é interessante e vai prevenir a comunidade de situação de risco durante as chuvas”.

Segundo explicou o coronel Gilson Romeiro, da Defesa Civil Estadual, o simulado é um passo importante porque o governo trabalha a causa e não o efeito. “O treinamento visa ainda a preparação sobre o tempo de resposta que é fundamental durante uma tragédia”.

Fonte: Com Assessoria de Imprensa

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos