Semas intensifica ações contra trabalho infantil

A Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) esta engajada juntamente com outras instituições públicas e entidades à Organização Internacional do Trabalho (OIT) e ao Fórum Nacional de Prevenção ao Trabalho Infantil (FNPETI) para realização da campanha 2011. O dia 12 de junho – Dia Mundial de combate ao Trabalho Infantil.

E durante essa semana acontecem ações educativas e de sensibilização da sociedade, com atividades em escolas públicas, mobilização na Praça Floriano Peixoto, na sexta-feira (10) e na feira livre do bairro do Jacintinho na capital, no sábado (11). A campanha 2011 traz o tema ‘‘Trabalho infantil. Deixar de estudar é um dos riscos’’ e destaca quatro das piores formas de trabalho infantil: trabalho infantil doméstico, informal urbano (nas ruas), na agricultura (aplicação de agrotóxico) e no lixo. Este ano, além da capital, mais 75 municípios aderiram à campanha.

Em Maceió, de 7 a 9 de junho, serão realizadas atividades em escolas municipais, desenvolvidas para alunos e pais. A procuradora-chefe do MPT em Alagoas, Rosemeire Lopes Lôbo, e os juízes do Trabalho Alonso Filho e Adriana Câmara estarão nas unidades de ensino para falar sobre os direitos da criança e a responsabilidade das famílias e do poder público.

No dia 10, será o dia de impacto, com mobilização pública na Praça Floriano Peixoto, em Maceió, das 13h às 18h. Haverá apresentações de grupos do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti), através projeto “Peti Divulgando Seus Talentos”, coordenados pela Semas, através da Diretoria de Proteção Social Especial (DPSE). Essa segunda edição tem o tema “Trabalho não é coisa de criança”. A atividade também conta com a participação dos pernas de pau, do projeto Sua Majestade O Circo, e participação do grupo de teatro Cia da Meia Noite.

As crianças e adolescentes farão apresentações artísticas, mostrando o que cada núcleo está produzindo nas áreas de música, dança, teatro e folguedos. Os alunos se apresentarão para uma grande platéia, formada por seus familiares, outros alunos do Peti, e por parceiros que lutam no combate ao trabalho infantil.

Segundo o secretário da Semas, Francisco Araújo, será um momento de conscientização da sociedade, com busca ativa de crianças em situação de trabalho infantil na cidade. “Essa é uma missão permanente, dentro da proposta da gestão, existem diversas ações sendo feitas o que vem repercutindo na diminuição no número de casos”, ressaltou. Durante a atividade um ônibus do Bolsa-Família estará no local do evento para fazer o cadastro e inserção de famílias em programas sociais.

Fonte: Ascom/SEMAS

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos