Trotes do SAMU são reduzidos em mais de 16%

Percentual de trote reduziu em 13,52% em Arapiraca.

De acordo com os Setores de Estatística e de Regulação Médica do SAMU de Arapiraca e Maceió, o percentual de trote das duas regionais reduziu em 13,52% e 3,33%, respectivamente. Os dados são referentes ao mês de maio, comparados com os dados do mês de abril deste ano. As duas regionais começaram a enviar um Relatório de Ocorrências Diárias em abril deste ano. Em maio foram recebidas 48.793 ligações em Maceió e 18.855 em Arapiraca.

Acreditamos que a redução do índice seja devido à grande quantidade de chuvas que caíram no Estado; mesmo com essa redução, o índice ainda é alto. Detectou-se que uma boa parte dos trotes é realizado por estudantes que estão próximos aos telefones públicos, “orelhões”, comentou o gerente-geral do SAMU, Iracildo Camelo Júnior, observando que quem passa trote pode estar prejudicando alguém da própria família porque um parente pode precisar de uma ambulância e a Central Telefônica congestionada. Lembrou também que quem pratica trote está cometendo crime, sujeito a pena de 1 a 3 anos de reclusão, conforme expressa o artigo 266 do Código Penal Brasileiro.

Em Maceió o percentual de trote no mês de abril foi de 76,34%, isto significa que das 49.650 ligações recebidas no mês, 37.903 foram de trotes e 4.694 de ligações indevidas (pessoas que ligam para o 192 solicitando telefone de hospital, informação sobre o Corpo de Bombeiros, entre outras).

Dos atendimentos do SAMU Maceió no mês de maio, foram recebidas 48.793 ligações, das quais, 748 foram exclusivamente referentes a traumas, ou seja: acidente de trânsito, 333; lesões por arma de fogo 72, por arma branca 42; e mais 301 de outros tipos de atendimentos. De casos clínicos a equipe do SAMU de Maceió atendeu a 1.067 pessoas, dos quais 79 foram obstétricos e 126 psiquiátricos.

Também foram realizadas 3.256 orientações médicas, ou seja, é quando uma pessoa, por exemplo, telefona para o SAMU para saber a dose correta de um determinado medicamento. Os médicos também realizam esse tipo de atendimento, quando solicitados.

No agreste alagoano – Em Arapiraca os números foram menores devido à menor quantidade da população da região. No mês de maio foram recebidas 18.855 ligações, das quais, 529 foram de traumas, ou seja: acidente de trânsito 221; lesões por arma de fogo 28 e por arma branca 17 e outros tipos de atendimentos 263. Dos casos clínicos a equipe atendeu a 71 casos obstétricos e 91 casos psiquiátricos. No mesmo período de maio foram realizadas 892 orientações médicas.

Quando ligar para o SAMU 192 ?

Os socorristas atendem, prioritariamente, as ocorrências de acidente de automóvel, moto ou bicicleta; as ocorrências de tiros, facadas e espancamento; em caso de tentativa de suicídio; as vítimas de problemas cardiorrespiratórios; em casos de intoxicação;, traumas (e também queda da própria altura); queimaduras; nos pacientes que apresentam quadros graves de infecção; nos casos de mulheres em trabalho de parto; nas crises de hipertensão; em acidentes com produtos perigosos e também na transferência de pacientes de uma unidade hospitalar para outra quando requer um cuidado especial do paciente, principalmente se ele estiver em Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

Fonte: Ascom/Sesau

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos