Agricultores têm dificuldade para levar produção a feiras

Em União dos Palmares, Alagoas, a chuva beneficia as lavouras e pomares, mas deixa as estradas intransitáveis. Os agricultores têm dificuldade para levar a produção até as feiras do município.

No período de chuvas, União dos Palmares tem pastos verdes, alimentos de sobra para o gato, pomar cheio de laranjas e bananas e água abundante, mas as chuvas não trazem só benefícios para os agricultores. Com as estradas cheias de lama, não adianta ter boa produção se ela não consegue ser escoada.

Os veículos têm dificuldade para passar pelas vias de terra. Para chegar ao centro do município, o agricultor Genival da Silva tem que fazer um caminho alternativo que aumenta o percurso em muitos quilômetros. “Tem que rodar 120 quilômetros para poder chegar”. Pelas estradas enlameadas, o caminho teria 25 quilômetros.

Por causa da demora, os produtos agrícolas vão perdendo qualidade. As laranjas apodrecem no meio do caminho, já que só podem ser transportadas no lombo dos animais.

A banana, outra importante cultura da região, também corre riscos. Os agricultores cobrem a carga com palha de bananeira para proteger do sol, torcendo para que elas cheguem até a cidade antes de amadurecer.

O Departamento de Estradas de Rodagem de Alagoas informou que as obras na rodovia AL 205, que liga União dos Palmares a Santana do Mundaú, estão paralisadas por causa do período chuvoso e só serão retomadas no verão.

Fonte: G1/Globo Rural

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos