Invasão em delegacias expõe fragilidades

Sindpol avalia medidas.

Divulgação PMJosé Carleandro foi resgatado neste domingo da delegacia de Igaci

José Carleandro foi resgatado neste domingo da delegacia de Igaci

Um novo resgate de presos em delegacias de Polícia Civil no interior de Alagoas expôs a falta de condições estruturais e humanas nas delegacias do Estado. Na última sexta, dia 1°, dois presos foram resgatados da Delegacia Regional de União e, em nova ação ousada, mais um preso foi resgatado neste domingo, dia 3, desta vez da Delegacia de Igaci – distante 157 quilômetros de Maceió.

A segunda ação de resgate foi registrada no final da tarde de ontem. Cinco homens armados invadiram a delegacia e renderam o único agente de polícia que fazia a segurança da unidade.

Além de resgatar o preso José Carleandro Mariano da Silva, os bandidos trancaram o agente na cela da distrital e ainda levaram uma carabina, um revólver, uma pistola e a carteira do policial.

Carleandro é acusado de crimes de assalto e roubo de veículos e consta em sua ficha na polícia a fuga – há cerca de um ano – da Delegacia Regional de Palmeira dos Índios.

Durante o resgate, um segundo preso aproveitou para fugir. Ele foi identificado como José Antônio. Ainda segundo informações da Delegacia de Igaci, os acusados no resgate estavam em três motos e tomaram destino ignorado. Até o momento nenhum preso foi recapturado.

Para a direção do Sindicato dos Policiais Civis (Sindpol), os dois fatos provam o risco iminente de morte que os policiais civis sofrem durante o desempenho das funções. “Infelizmente a insegurança está batendo à porta dos policiais. Anos atrás, houve o resgate de presos em Pilar onde o policial foi espancado e trancado em uma cela. Agora esses dois resgates onde, graças a Deus, os policiais não sofreram agressão física”, comentou o José Edeilton Gomes dos Santos, 2° vice-presidente do sindicato.

Devido aos resgates dos presos e os riscos aos policiais civis que estavam de plantão nas delegacias, a diretoria do Sindicato dos Policiais Civis (Sindpol) estão reunidos na manhã de hoje onde definirão quais ações serão tomadas para cobrar da cúpula da Polícia Civil para evitar risco aos profissionais.

O Alagoas24Horas tentou contato telefônico com o delegado Maurício Henrique Duarte, Diretor de Polícia Judiciária da Área 2, para saber quais providências serão tomadas devido ao resgate de preso em Igaci, mas não obteve êxito.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos