Sete estados do NE lideram taxa de evasão escolar no Brasil

Secretaria de Educação de Alagoas aposta em melhorias na qualidade do ensino.

GoogleSala de aula vazia

Sala de aula vazia

Dados do jornal Folha de São Paulo, obtidos com o Ministério da Educação, atestam que Alagoas ainda lidera os índices de evasão escolar no País. Em 2010, essa taxa foi de 21%.

Dos dez estados que lideram este índice no Brasil, sete estão no Nordeste.

O secretário de Educação Esportes, Adriano Soares da Costa, diz acreditar que o abandono ocorre porque faltam sistema de transporte e prédios com boa infraestrutura. Segundo ele, greves e ausência de alguns professores também desestimulam os alunos.

Com o objetivo de tentar minimizar o problema, no ano passado foi implantado, com o apoio do MEC e do Pnud (programa das Nações Unidas), o Geração Saber, que destina verbas para a melhoria da qualidade do ensino e da infraestrutura.

O secretário afirma ainda que uma prova estadual será aplicada em todos os alunos para identificar deficiências.
No Pará, onde o índice de abandono é de 20,8%, uma prova anual para avaliar os alunos também deve ser adotada a partir de 2012.

Segundo Nilson Pinto, secretário da Educação, o problema acontece devido à má qualidade do ensino, greves e ao fato de muitos alunos chegarem com idade avançada ao ensino médio, o qual precisam abandonar para entrar no mercado de trabalho.

Um currículo pouco atrativo para alunos que já trabalham e frequentam o ensino médio no período noturno é um dos motivos apresentados pela secretária Betânia Ramalho, do Rio Grande do Norte, onde a taxa é de 20,4%. Segundo ela, haverá uma reforma curricular para integrar o ensino médio à formação profissionalizante.

Uma reforma no ensino médio também será usada, segundo o secretário Afonso Scocuglia, para melhorar o índice na Paraíba, de 20,3%.

Fonte: Odilon Rios/Repórter Alagoas

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos