Agricultores recebem 30 mil mudas de laranja

Agricultores familiares do município de União dos Palmares que tiveram perdas provocadas pelas enchentes de 2010 vão receber, nesta quarta-feira (13), mais de 30 mil mudas de laranja. Elas serão usadas na recuperação de pomares, produção de alimento e geração de renda.
Mais de 300 agricultores do município foram cadastrados para receber as mudas, que incluem laranja pêra, laranja lima, tangerina ponkan e limão. A entrega vai ocorrer na Casa do Agricultor, na Rua Tavares Bastos, no Centro de União dos Palmares, entre 7h30 e 16h. O telefone da Casa do Agricultor é o (82) 3281-6016.
De acordo com o gerente regional da Secretaria de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário (Seagri), Lenival Santiago Viana, quem não puder ir ao local para receber as mudas nesta quarta-feira, poderá ir nos dias seguintes, entre 7h30 e 14h. “Todos os agricultores que vão receber já foram cadastrados pelos extensionistas da Seagri e da Secretaria Municipal de Agricultura”, lembrou.
Segundo o superintendente de Desenvolvimento Agropecuário da Seagri, Hibernon Cavalcante, além de União dos Palmares, 18 municípios que ficam nas regiões dos vales dos rios Mundaú e Paraíba também vão receber mudas de laranja. “Ao todo serão distribuídas 325 mil mudas de citros, que estão sendo encaminhadas ao Estado por meio de uma parceria com o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA)”, explicou.
“À medida que o Estado estiver recebendo as mudas, elas serão encaminhadas aos agricultores dos outros municípios”, narrou. O acesso às mudas ocorre por meio de um edital que foi publicado pela Seagri para fazer o cadastro dos agricultores, associações e prefeituras interessadas, desde que se localizem nas regiões dos vales dos rios Mundaú e Paraíba.
A Seagri, em parceria com o MDA, também já repassou aos agricultores dessas regiões, por meio de edital, mudas de bananeiras para recompor pomares e fortalecer a produção de frutas.
“São ações determinadas pelo governador Teotonio Vilela para apoiar os agricultores prejudicados pelas enchentes. Assim, colocamos nossos técnicos à disposição para orientar esses produtores e fazer o manejo adequado das mudas”, salientou o secretário de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário, Jorge Dantas. “É uma região conhecida pela produção de frutas, por isso a nossa atenção para fortalecer a produção do pequeno agricultor”, completou o secretário.

Fonte: Agência Alagoas

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos