Seleção brasileira é convocada para as eliminatórias da Copa do Mundo

GLOBOESPORTE.COM

CBBSSeleção brasileira de futebol de areia vai buscar a vaga na Copa do Mundo da Itália (Foto: CBBS / divulgação)

Seleção brasileira de futebol de areia vai buscar a vaga na Copa do Mundo da Itália (Foto: CBBS / divulgação)

O técnico Alexandre Soares anunciou, nesta terça-feira, a lista dos 13 jogadores convocados para a seleção brasileira que vai disputar as eliminatórias sul-americanas para a Copa do Mundo de Futebol de Areia, entre 31 de julho a 7 de agosto, na Praia de Copacabana, no Rio de Janeiro. A competição vale três vagas para o Mundial, que acontece de 1º a 11 de setembro, na cidade italiana de Ravenna. Além da lista, Soares divulgou uma relação de sete suplentes, que podem vir a ser utilizados no torneio.

O retorno de Jorginho à disputa das eliminatórias (a última vez havia sido em 2006) e o convite a quatro garotos sub-17 que despontaram no Torneio de UPPs (parte da Taça Rio – Cidade da Paz, disputada no último fim-de-semana, em Copacabana) são os destaques de um grupo com a base experiente, de jogadores que fizeram parte dos quatro títulos mundiais.

O grupo se apresentará na tarde desta quinta-feira, às 15h, na quadra utilizada para os treinos da seleção, na Praia de Copacabana (em frente à praça do Lido), para iniciar a preparação. O Brasil é cabeça-de-chave do Grupo A e vai enfrentar Venezuela, Chile, Peru e Paraguai.

– Fizemos uma convocação de 13 jogadores, sendo que um goleiro será cortado antes das eliminatórias, e uma segunda lista, para o caso de termos algum tipo de problema, como lesão, por exemplo. A base do grupo é da minha confiança e vem trabalhando junta ao longo desses cinco anos. Alguns retornam, como é o caso do Anderson, que foi campeão do mundo em 2006, e do Jorginho, que já foi convocado esse ano. O Fred é um atacante da nova geração e está chegando para disputar pela segunda vez as eliminatórias, além de termos três goleiros de altíssimo nível. É um elenco de qualidade – disse Alexandre Soares.

O treinador falou ainda sobre o convite aos garotos do Torneio das UPPs.

– Eles estarão com a gente durante a primeira semana de trabalho, não vão treinar, mas estarão no grupo, observando, vivendo a rotina da seleção, e isso vai ser importante para o crescimento deles. Será uma experiência muito boa para esses meninos, que estão sendo premiados pelo que fizeram no campeonato e podem vir a se tornar grandes jogadores.

Atual tetracampeão mundial invicto (2009/2008/2007/2006), o Brasil luta pela classificação para o campeonato na Itália. Para Ravenna, falta apenas a definição dos representantes da América do Sul, uma vez que os outros 13 países participantes já são conhecidos. Estão classificados: Itália, Rússia, Ucrânia, Suíça, Portugal, México, El Salvador, Taiti, Omã, Japão, Irã, Nigéria e Senegal. Além do Brasil, Argentina e Uruguai estiveram em todas as cinco edições da Copa do Mundo realizadas até hoje.

Confira a lista de convocados:
GOLEIROS – Mão (Corinthians-SP), Alessandro (RN) e Leandro (Botafogo-RJ)
DEFENSORES – Betinho (Botafogo-RJ), Buru (Corinthians-SP), Daniel (Corinthians-SP) e Anderson (Vitória-BA)
ATACANTES – Sidney (Botafogo-RJ), André (Corinthians-SP), Bruno Malias (Botafogo-RJ), Fred (Botafogo-RJ), Jorginho (Vasco da Gama-RJ) e Benjamin (Corinthians-SP)
CONVIDADOS SUB-17 – Benjamin Jr. (Babilônia), Stanley (Formiga), Pedrinho (Tabajaras) e Matheus (Providência)
COMISSÃO TÉCNICA – Alexandre Soares (técnico), Luiz Escobar (preparador-físico) e Luciano Vassoler (fisioterapeuta)

Atletas que poderão compor a relação das eliminatórias:

DEFENSORES – Souza (Vitória-BA), Dino Tambaú (Vitória-BA), Juninho (Botafogo-RJ)
ATACANTES – Fernando DDI (Sampaio Corrêa), Bruno Xavier (Vasco da Gama-RJ), Rafinha (Vasco da Gama-RJ) e Juninho Alagoano (Corinthians-SP)

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos