MS divulga nota técnica sobre falta de reagente para realização de exame

O Ministério da Saúde (MS) por meio de uma nota técnica informa que em virtude do pedido de impugnação pelas empresas licitantes ao processo licitatório de 2010, iniciado pelo departamento de DST, Aids e hepatites, que implantaria nova metodologia de quantificação da carga viral, está adquirindo emergencialmente testes para qualificação de carga viral pela atual metodologia bDNA, numa tentativa de evitar o desabastecimento na rede de laboratórios.

Devido a esse problema o MS estabeleceu critérios para realização da carga viral do HIV, fica determinado então que até a regularização do abastecimento do reagente, só realizarão o exame de carga viral de HIV gestantes infectadas pelo HIV, crianças até 12 meses de idade para definição de diagnóstico, crianças com 4 anos de idade para decisão sobre o início do tratamento, crianças em tratamento antirretroviral para monitorar sua eficácia e a avaliação da supressão da carga viral após a introdução de um novo esquema antirretroviral.

Para os pacientes em tratamento, clinicamente estáveis e com exames de carga viral com resultados indetectável por mais de dois anos, o controle com testes de carga viral pode ser realizados a cada seis meses, sem prejuízo à qualidade do tratamento, conforme demonstrado pelas evidências atuais e já recomendado por diretrizes internacionais.

Em relação aos exames já solicitados ou com data marcada e que não estão nas prioridades citadas acima, recomenda-se ao laboratório processem ou armazenem a amostra até a normalização do fornecimento do estoque.

Ainda em nota o MS informa que o tempo transcorrido para a aquisição emergencial da carga viral do HIV VERSANT HIV-1RNA 3.0 ASSAY- bDNA, foi maior do que o esperado, apesar de ter sido solicitado em tempo adequado. Entretanto, a empresa Siemens Healthcare Diagnósticos LTD já está com os procedimentos de importação dos kits e insumos da carga viral HIV ajustados e aguardando a finalização do processo de contratação, para assim normalizar os serviços.

Os critérios estabelecidos pela nota foram acordados com os Comitês Assessores para Terapia Antirretroviral para adultos, gestantes, crianças e adolescentes infectados pelo HIV.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos