Sebrae lança Prêmio Prefeito Empreendedor em AL

AssessoriaPrefeito Empreendedor é lançado

Prefeito Empreendedor é lançado

Na manhã desta quarta-feira (27), gestores públicos e representantes de instituições parceiras estiveram reunidos, no restaurante Maria Antonieta, em Maceió, para o lançamento da 7ª edição do Prêmio Prefeito Empreendedor, que tem o objetivo de premiar prefeitos que tenham implantado projetos com resultados comprovados de estímulo ao surgimento e ao desenvolvimento dos pequenos negócios e à modernização da gestão pública.

Na oportunidade, estiveram presentes prefeitos de vários municípios, o secretário de Estado do Planejamento e Desenvolvimento Econômico, Luiz Otávio Gomes, o presidente da Federação do Comércio do Estado de Alagoas (Fecomércio), Wilton Malta, o presidente da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), Abrahão Moura, o gerente de Mercado Regional do Banco do Brasil (BB), Fernando Rufino, o superintendente Regional da Caixa Econômica Federal (CEF), Hebert Buenos Aires, o superintendente do Sebrae Alagoas, Marcos Vieira, e também os diretores da instituição, Renata Fonseca e Roberval Cabral.

No encontro, a vencedora da etapa nacional – na categoria Formalização de Empreendimento – da última edição do prêmio, Shirley Targino, prefeita do município de Messias Targino, no Rio Grande do Norte, apresentou uma palestra para os participantes com o projeto “Meu Sertão que Produz”, que também ganhou o prêmio estadual na categoria Melhor Projeto.

“O município ganhou muita visibilidade depois do prêmio. Ele é como um selo de qualidade na administração pública”, disse a prefeita. “Também conseguimos atrair novas empresas, como uma fábrica de roupas, outra de bordados e uma padaria”, completou Shirley, esclarecendo que para alcançar seu objetivo teve que envolver pequenos produtores e empresários em ações de mobilização voltadas ao fomento da produção e à comercialização sustentável e solidária; à capacitação para o empreendedorismo; à cidadania no campo; à estrutura do meio rural e à organização para o desenvolvimento.

De acordo com Marcos Vieira, superintendente do Sebrae Alagoas, o prêmio traz a oportunidade para os prefeitos mostrarem seus projetos e incentivarem o dinamismo econômico com qualidade de vida em seus municípios. Ele diz também que a implementação da Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas é a maior responsável pelos benefícios que chegarão aos municípios participantes do prêmio.

“A Lei Geral proporciona a redução de impostos e facilita a ação de compras governamentais, o que incentiva os empresários. Nós do Sebrae temos trabalhado para que haja uma mudança no ambiente das micro e pequenas empresas, e faremos o que estiver ao nosso alcance para apoiá-las”, afirmou.

Para o secretário Luiz Otávio Gomes, o empreendedorismo é uma das alternativas para a diminuição da extrema pobreza no País. “Precisamos sensibilizar as pessoas de que empreender em um negócio próprio é uma saída para gerar emprego e renda, não só em Alagoas, mas em todo o País”, declarou.

O representante da CEF, Hebert Buenos Aires, explica que os desafios colocados na gestão pública passam pela questão da geração de novos postos de trabalho e aumento de renda familiar. “À medida que os prefeitos se engajam nessa questão e passam a trabalhar o empreendedorismo em seus municípios, os resultados aparecem. O Sebrae está de parabéns por essa iniciativa, que ajuda a provocar uma mudança cultural na população e que mostra que o emprego público não é a única maneira de conseguir a estabilidade financeira tão almejada”, finalizou.

Também durante o evento a analista da Unidade de Políticas Públicas do Sebrae Alagoas, Luciana Leite, explicou aos presentes o que é o prêmio, seu objetivo e como funciona etapa por etapa.

O Prêmio

O Prêmio Prefeito Empreendedor é realizado de dois em dois anos. Este ano, as inscrições começam no dia 27 de julho e podem ser feitas até o dia 11 de novembro pelo site www.prefeitoempreendedor.sebrae.com.br. A premiação estadual ocorrerá em março de 2012.

Os projetos inscritos pelos prefeitos devem ter como foco as empresas formais ou em processo de formalização, os empreendedores individuais ou outras formas produtivas caracterizadas como negócio de pequeno porte, tais como: consórcios de empresas, arranjos produtivos, associação de pequenas empresas, entre outros. Este ano, a meta é inscrever 40 prefeitos, superando as expectativas nacionais.

O prêmio é dividido nas categorias “Melhor Projeto” e “Destaques Temáticos”. Na primeira categoria, a de melhor projeto, prêmio máximo do evento, serão concedidos cinco prêmios, um para cada região do País; já na categoria de destaques temáticos, sete serão escolhidos, sendo um por tema. Os temas são: Compras Públicas dos Pequenos Negócios Locais; Formalização de Pequenos Negócios e Apoio ao Empreendedor Individual; Lei Geral Municipal; Médios e Grandes Municípios; Crédito e Capitalização; Planejamento e Gestão Pública para o Desenvolvimento Sustentável; e Promoção do Desenvolvimento Rural.

Os vencedores da etapa municipal serão conhecidos em solenidades em seus respectivos Estados, enquanto que os da etapa nacional serão anunciados apenas na cerimônia de premiação a ser realizada em Brasília, quando receberão certificado, troféu e uma viagem técnica internacional para conhecer experiências exitosas de apoio aos pequenos negócios no exterior.

O Prêmio Prefeito Empreendedor foi criado em 2001 para reconhecer o trabalho de prefeitos de todos os municípios brasileiros e administradores regionais do Distrito Federal e de Fernando de Noronha. Nacionalmente, este ano, o prêmio foi lançado em maio, e a expectativa é que 1,3 mil prefeitos se inscrevam em todo o País.

Fonte: Ascom Sebrae

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos