Pescadores alagoanos são resgatados após oito dias à deriva

Portal Em Sergipe/CortesiaPescadores foram resgatados após oito dias à deriva

Pescadores foram resgatados após oito dias à deriva

Após oito dias à deriva, um grupo de pescadores alagoanos foi resgatado com sucesso a cerca de 18 quilômetros da costa sergipana. O barco pesqueiro, registrado com o nome “Vai com Deus” saiu de Coruripe e perdeu o rumo depois de uma pane elétrica do motor.

Os quatro pescadores foram resgatados na tarde de ontem, 27, por militares do Grupamento Tático Aéreo (GTA) da Secretaria de Segurança Pública de Sergipe. O resgate aconteceu nas proximidades do Povoado Cabeça, no município de Brejo Grande, distante 137 quilômetros da capital Sergipana.

A pane teria acontecido no dia 19, no mesmo dia em que saíram de Coruripe para pescar. Quando resgatados, os trabalhadores já estavam sem água e sem comida. Dois deles, um de 30 anos e outro de 50 anos, precisaram ser encaminhados para o Hospital de Urgências de Sergipe, onde receberam os primeiros atendimentos médicos.

Os outros dois pescadores estavam em melhor estado de saúde e conseguiram entrar em contato com o proprietário do barco, em Coruripe, e solicitar apoio de outro transporte fluvial para fazer o resgate tanto dos pescadores quanto da embarcação que perdeu rumo no rio São Francisco.

Segundo informações do GTA, a embarcação foi encontrada a dez milhas náuticas do litoral sergipano, cerca de 18 quilômetros, na foz do Rio São Francisco. Para o resgate, os militares utilizaram a técnica ‘puçá’ – uma técnica que lança um cesto balizado para recolher as vítimas – e em seguida conduziram as vítimas até a margem do rio, no município de Brejo Grande.

Para resistir às noites de frio, os pescadores chegaram a quebar a lateral do barco para fazer uma pequena fogueira. “No intuito de resistir às noites de frio, os pescadores começaram a quebrar a lateral da embarcação para fazer fogo com os pedaços de madeira e manterem-se aquecidos”, explicou o piloto da aeronave, major PM Luiz César Santana Reis.

Apesar do susto e estarem desidratados, os pescadores passam bem.

Pontal do Peba

Este é o segundo caso de pescadores alagoanos à deriva registrado em menos de dez dias. Dois pescadores conseguiram retornar a terra firme após improvisar uma vela utilizando pedaço de lona e roupas.

Os pescadores que estavam desaparecidos desde o dia 20. Eles haviam zarpado do Pontal do Peba, em Piaçabuçu, para mais uma jornada em alto mar, pescaria interrompida no sábado, 23, porque o motor da embarcação quebrou.

Fonte: com SSP/SE

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos