Governo reforça compromisso com trabalhadores rurais

AscomTécnicos fizeram o mapeamento fundiário da área, conform solicitação da CPT

Técnicos fizeram o mapeamento fundiário da área, conform solicitação da CPT

O secretário de Estado da Articulação Social, Claudionor Araújo, técnicos do Instituto do Meio Ambiente (IMA), e da Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri), visitaram na quarta-feira o assentamento Flor do Bosque, no município de Messias, onde se reuniram com lideranças da Comissão Pastoral da Terra (CPT) para conhecer as demandas da região e fazer um levantamento das principais solicitações da comunidade.

A visita reforça o compromisso do Governo do Estado com os assentados do assentamento Flor do Bosque e com a CPT, e foi uma oportunidade para discutir soluções para as principais demandas apresentadas pelos trabalhadores durante reunião na semana passada, no Palácio Floriano Peixoto com secretários e integrantes da CPT. A CPT solicitou, no encontro da semana passada, mapeamento fundiário da região do Flor do Bosque, liberação de mudas de plantas frutíferas, casa de farinha, regularização de áreas, água potável e construção de açude para criação de peixes. Após o levantamento feito in loco nesta quarta-feira, cada uma das solicitações será levada pelos técnicos ao governador Teotonio Vilela, que avaliará as possibilidades de atendimento.

O encontro permitiu ao secretário Claudionor Araújo e aos técnicos do governo o melhor conhecimento da realidade local e um mapeamento de áreas aproveitáveis para a fruticultura, considerada a principal fonte de renda do assentamento. “A presença dos técnicos do Governo na região reforça o compromisso do governador Teotonio Vilela com os movimentos de trabalhadores rurais, pois a partir desta visita já é possível se fazer um levantamento do que é mais adequado para melhorar a qualidade de vida dos assentados”, destacou o secretário Claudionor Araújo. “Não falta apoio do governador aos movimentos e um diálogo franco e aberto para conhecermos suas solicitações”, reforçou o secretário.

Durante a visita, técnicos da Seagri localizaram as áreas que podem ser utilizadas pelos trabalhadores rurais do assentamento para a fruticultura a curto e médio prazos. Segundo o superintendente de Desenvolvimento Agropecuário da Seagri, Hibernon Cavalcante, culturas definitivas de goiaba, frutas cítricas, banana e graviola e cultura temporária de abacaxi são algumas das fontes de renda viáveis para os trabalhadores do Flor do Bosque. “Avaliamos aqui experiências possíveis, o que pode gerar resultados nesta região, levando em consideração localização, condições climáticas e área disponível. A partir das demonstrações, a produção daquilo que for mais viável vai se tornando definitiva”, explicou o técnico agropecuário.

Hibernon Cavalcante destacou ainda que “em 30 anos, nunca se verificou em Alagoas uma distribuição de mudas frutíferas maior que a do atual Governo”. Já são 300 mil mudas de banana e 500 mil de citros (dois tipos de laranja, limão e tangerina), distribuídas para pequenos e médios produtores, inclusive em assentamentos.

O coordenador da CPT em Alagoas, Carlos Lima, avaliou a visita dos representantes do Governo como sendo bastante favorável e aproveitou o encontro para expor as principais solicitações do assentamento. “Queremos diversificar a produção agrícola para que o trabalhador tenha renda não só para manter sua família, mas para garantir a manutenção da atividade. Já conseguimos com a nossa produção melhorar a qualidade de vida das nossas famílias. O outro passo agora é manter a atividade, e com a ajuda do Governo do Estado entendemos que nossas ações servirão para influenciar outros assentamentos”, destacou o coordenador da CPT.

“Esta visita nos permitiu conhecer a opinião técnica e o suporte político que o Governo do Estado pode oferecer para realizarmos ações em benefício dos assentados do Flor do Bosque e de outras regiões”, enfatizou Carlos Lima.

Maria Cavalcante, técnica agropecuária assentada em Flor do Bosque, reforçou o pedido de mudas frutíferas e irrigação para impulsionar a fruticultura no local. “Essa terra tem que se tornar alimento”, destacou.

O assentamento

O Assentamento Flor do Bosque é ocupado há doze anos por trabalhadores agrícolas da Comissão Pastoral da Terra e teve lotes divididos entre os assentados há dois anos. O assentamento abriga hoje 35 famílias e estende-se por uma área de 350 hectares, dos quais 280 são produtivos e 70 são considerados área de preservação ambiental.

Fonte: Ascom

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos