SMS abre Semana de Aleitamento Materno

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realiza na terça-feira (2), a partir das 14h, na sede da Unidade de Saúde Dr. Hamilton Falcão, a abertura oficial da Semana Mundial de Aleitamento Materno (SMAM), celebrada no mundo inteiro no período de 1º a 7 de agosto.
Este ano, a mobilização tem como tema: “Fale Comigo: Amamentação, uma experiência em 3 D”, que fala sobre as várias formas de explicar os benefícios do aleitamento para a mãe e o bebê, além da importância de divulgar esses valores e aumentar o alcance das informações com os diversos recursos disponíveis na comunicação.
Durante toda a semana a unidade vai desenvolver atividades referentes ao tema, dirigidas para profissionais e usuários da rede municipal, para somar esforços no sentido de proteger, promover e apoiar o aleitamento materno no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).
Amamentação – O leite materno possui todos os nutrientes para que o bebê se desenvolva de forma saudável. Nos seis primeiros meses de vida, não e necessário dar nenhum outro alimento além do leite materno, nem mesmo água. A criança que mama no peito adoece menos, fica mais protegida e tem menos riscos de desenvolver hipertensão, diabetes e obesidade.
A Organização Mundial de Saúde (OMS) e o Ministério da Saúde recomendam o aleitamento materno nos seis primeiros meses de vida e orientam às mães que, se possível, amamentem a criança por até dois anos ou mais, complementando a alimentação com outros alimentos.
Amamentar faz bem, inclusive a saúde da mãe, porque ajuda o útero a voltar ao tamanho normal após o parto, diminuindo o risco de hemorragia e anemia. Além disso, a mulher que alimenta o filho nos primeiros seis meses apenas com o leite materno, perde mais rapidamente o peso que ganhou durante a gravidez.

Fonte: SMS

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos