Vergel do Lago ganha base comunitária nesta quinta

Adailson Calheiros/Agência AlagoasBase Comunitária

Base Comunitária

O governo do Estado vai entregar à população do Vergel do Lago, na próxima quinta-feira (4), a quarta Base Comunitária de Segurança, que fica instalada na Praça dos Pobres, em pleno coração do bairro. Para a inauguração, que contará com a presença do governador Teotonio Vilela, a Secretaria de Estado da Defesa Social (Seds) preparou uma programação com diversas atividades de cidadania e atendimento social.

A exemplo das unidades implantadas nos conjuntos Selma Bandeira e Osman Loureiro e no bairro do Jacintinho, a base do Vergel contará com um efetivo de aproximadamente 16 homens, além de duas motos e uma viatura destinadas exclusivamente ao policiamento comunitário, nova modalidade de segurança pública que vem sendo implementada pela PM para reduzir os índices de criminalidade em áreas da periferia.

Além das quatro unidades em Maceió, o projeto da Defesa Social junto ao Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci) prevê a construção de mais 46 bases, que foram incluídas no PAC-2 (Programa de Aceleração do Crescimento). Nessa primeira etapa, dez bases serão implantadas no Estado, beneficiando, além da capital, mais três cidades.

De acordo com a Seds, Maceió será contemplada com mais cinco unidades. As outras ficarão em Arapiraca, que terá seis bases; Palmeira dos Índios, com duas, e Marechal Deodoro, com uma. No caso de Arapiraca, a prefeitura local disponibilizou três terrenos para a instalação das bases, enquanto que em Palmeira e Marechal os terrenos também já foram doados para a construção de uma unidade.

Para o secretário Dário Cesar, junto com o modelo de policiamento comunitário que vem sendo desenvolvido pela Defesa Social, também é importante a integração dos diversos órgãos públicos e entidades civis para alcançar o objetivo maior do programa, que é a redução da criminalidade nas comunidades que vivem em situação de vulnerabilidade social.

“É necessário que o braço social do Estado esteja presente nessas comunidades, para que possamos melhorar também a qualidade de vida da população”, afirmou o secretário, lembrando que no Conjunto Selma Bandeira, primeira comunidade contemplada com o projeto, os índices de violência caíram drasticamente. Nos últimos dois anos foram registrados apenas cinco homicídios, contra uma média mensal de cinco casos, antes da base comunitária.

Programação

A solenidade de inauguração da base comunitária do Vergel tem início às 9h, com diversas atividades desenvolvidas por órgãos públicos. Na programação, estão incluídos serviços como emissão de carteira de identidade e carteira de trabalho, corte de cabelo, consultas e exames médicos, oficinas de educação ambiental e do Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd), dentre outros.

Fonte: Agência Alagoas

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos