CBMAL e Sesi realizam curso gratuito

Ascom/CBMALCurso de aproveitamento de alimentos

Curso de aproveitamento de alimentos

O Projeto Bombeiro Mirim, desenvolvido pelo Corpo de Bombeiros, além de beneficiar alunos de duas escolas públicas de comunidades carentes, foi ampliado para proporcionar também conhecimento aos pais dos alunos. Para isso, firmou uma parceria com o SESI e trouxe um curso de aproveitamento de alimentos que começou nesta terça-feira, 02, e tem sua conclusão na quinta-feira, 04. O objetivo é ensinar dicas de como se comportar na cozinha, tomando certos cuidados, desde a higiene pessoal até a concretização com os pratos.

Esse curso proporciona um maior aproveitamento dos alimentos, antes desprezados na cozinha, como é o caso das cascas da banana e os talos de algumas hortaliças, ricos em fibras, vitaminas e minerais. O desperdício dos alimentos é bem comum nas cozinhas. Com essas aulas, os participantes aprenderão passo a passo de como lidar com essas valiosas fontes de nutrição que devem ser levadas à mesa sem nenhum constrangimento.

Maria Helena, mãe da Alane que é participante do Projeto Bombeiro Mirim, participa do curso e demonstra bastante empolgação com as novas descobertas. “Nunca comi casca de banana e adorei”, disse Helena. A mesma enfatizou que a partir de hoje não joga mais a casca da banana no lixo, que a partir de agora essa iguaria apetitosa fará parte de sua mesa.

Ambas instituições, SESI e Corpo de Bombeiros, têm comprometimento social com toda a sociedade em geral, com ênfase nas comunidades mais carentes, sempre desenvolvendo projetos que visam proporcionar a essas pessoas um melhor aparato dentro da sociedade. As pessoas que participam de cursos como esse, sentem-se mais humanas, mais valorizadas, já que esse é mais um projeto de inclusão social.

Os pais ficaram surpresos ao começar a aula aprendendo como lavar as mãos e perceberam que um ato corriqueiro e que parecia ser simples, nem sempre era feito da forma adequada. A descontaminação dos alimentos também foi pauta na aula e ajudou a desmistificar algumas atitudes na cozinha. Para Genilda Maria da Silva, assistente de cozinha do SESI, as pessoas jogam os alimentos fora, porque não conhecem sua utilidade. Quando passam a conhecer, jogam apenas se quiser, mas que a tendência é aproveitar.

Apesar da turma ser composta, em sua maioria, por mulheres, os homens não deixaram a desejar ao ajudar a professora na preparação das receitas. Sempre voluntários pra ajudar e sem preconceito de ir à cozinha. A professora, Mariana Cristine Santos, que é nutricionista, com muita desenvoltura, passava todas as informações que eram assimiladas com descontração por todos.

O Corpo de Bombeiros sempre proporciona cursos ou eventos que têm a participação da comunidade, voltados à área social. O Projeto Golfinho, o Seminário de Proteção Contra Incêndio, eventos onde pessoas são atendidas pelos profissionais de saúde da corporação, são algumas ações. O Bombeiro Mirim é um dos mais importantes projetos, ele ocupa a criança com aulas voltadas a salvamento, primeiros-socorros, além de ensinar boas maneiras, empregando o tempo delas em atividades que evitam a ociosidade. Isso impedirá que esses pequenos aprendizes sejam inclusos no mundo da criminalidade e dará a opção para que não participem de atividades que ofendam os preceitos moral e ético.

Fonte: Ascom/CBMAL

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos