25 pontes serão entregues até setembro, diz Incra

Obras serão entregues em assentamentos alagoanos.

Ascom/IncraÓrgão também tem obras em outros municípios

Órgão também tem obras em outros municípios

Os assentamentos alagoanos que têm obras de infraestrutura deverão receber, até o início de setembro, todas as pontes e passagens molhadas prontas para uso. Mesmo com as chuvas intensas, o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) tem priorizado esses serviços. O objetivo é preparar a retomada dos trabalhos de pavimentação no período de estiagem que se aproxima.

Em conseqüência de problemas climáticos, os trabalhos de terraplenagem estavam suspensos. Em todo o estado, o Incra tem 16 obras de construção de estradas, abrangendo um total de 25 assentamentos.

A superintendente do Incra, Lenilda Lima, informou que pretende continuar e ampliar os trabalhos de infraestrutura que já beneficiam 1.320 famílias em sete municípios. “Essas obras se encaixam nesse novo perfil da reforma agrária que queremos, com distribuição de terras, mas com assistência técnica, crédito e melhorias dos serviços que possibilitem o escoamento da produção”, explicou. A superintendente está em Brasília em busca de mais recursos para a regional. Antes da viagem, ela anunciou um novo processo licitatório para obras em mais três municípios.

De acordo com o coordenador de Infraestrutura, Marcos Bezerra, o Incra vai realizar novas obras em assentamentos de Matriz de Camaragibe, São Luiz do Quitunde e Jacuípe, castigados com as enchentes do ano passado e com as chuvas deste ano. As obras em andamento priorizam os municípios em estado de emergência e de calamidade atingidos pelas enchentes dos rios Paraíba e Mundaú em 2010. “Além de atender as famílias assentadas, há obras de maior alcance, a exemplo das realizadas em Viçosa, Quebrangulo, Joaquim Gomes e União dos Palmares, que beneficiam toda a população dessas cidades”, destacou o engenheiro do Incra.

Em Quebrangulo, uma obra de pavimentação para atender o assentamento Manivas Romualdo vai melhorar o tráfego de acesso à cidade e a diversas comunidades rurais. Com as estradas que vão interligar os assentamentos Serrana e Limão, em Joaquim Gomes, e os assentamentos Chico Mendes, Cavaco, Serra Preta, Gordo e Santa Maria, em União dos Palmares, o Incra está atendendo a uma antiga reivindicação das populações locais. A obra vai integrar os dois municípios através da ligação entre as BRs 101 e 104.

O Incra também tem obras em Branquinha, nos assentamentos Nova Esperança, Zumbi dos Palmares, Flor do Mundaú e Eldorado dos Carajás. Em Viçosa, está sendo atendido o assentamento Quinta da Serra, mas as obras de construção de estradas e pontes vão beneficiar várias comunidades ribeirinhas. Em Cajueiro, cidade vizinha, o assentamento Loango terá duas de suas principais estradas pavimentadas com piçarra até o final do ano. Uma das obras de pavimentação e de construção de pontes em Atalaia vai beneficiar as famílias dos assentamentos Milton Santos, Ouricuri II, Miranda, São Pedro II, São Luiz, Varese, Brasileira, Ipê Amarelo, São Macário, Santa Fé e Satubinha.

Fonte: Ascom/Incra

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos