Santa Casa de São Miguel suspende atendimento nesta segunda

Diretoria alegou falta de recursos para continuar.

Leonardo Santana/Alagoas ÚltimaHoraSanta Casa de São Miguel suspende atendimento nesta segunda

Santa Casa de São Miguel suspende atendimento nesta segunda

Em nota emitida no final da tarde desta sexta-feira, 05, a direção da Santa Casa de Misericórdia de São Miguel dos Campos informou que a partir desta segunda-feira, 08 de agosto, estarão sendo suspensos os atendimentos de urgência da clinica médica, pediatria e cirurgia para usuários do SUS.

Segundo informações de Jairo Clementino, diretor administrativo da Casa, a maternidade continuará aberta e as cirurgias programadas devem ser realizadas, “internações clinicas de pacientes encaminhados das unidades de saúde de São Miguel e municípios vizinhos também continuarão acontecendo”, esclareceu.

Leia a integra da nota:

Santa Casa de São Miguel dos Campos Suspende atendimento

Desde outubro /2010 a santa casa de são Miguel dos campos deixou de receber incentivo financeiro para pagamento dos neonatologistas (especialidade medica que cuida dos recén-nascidos) com objetivo de manter a UCI neonatal funcionando. Tivemos ainda uma perda nas AIH’s – autorização de Internação Hospitalar. Pois a média das internações por AIH no referido Hospital é de RS 720,00 (setecentos e vinte reais) e a Santa casa esta recebendo em média RS535, 00 (quinhentos e trinta e cinco reais) por AIH. As perdas somam. Aproximadamente, RS120, 000,00 (cento e vinte mil reais). Por mês e provocam débitos do Hospital junto aos bancos fornecedores e atrasos no pagamento de horários médicos.

Ao longo desses 10 meses, a santa casa provocou diversas reuniões com as secretarias de saúde do Estado e Município, mas pouco foi feito para que o Hospital viesse a ter um piso financeiro capaz de manter 7 médicos plantonistas, todos os dias da semana. 24 horas por dia, mas de 200 funcionários e toda estrutura hospitalar com 135 leitos. Convém salientar que, a Santa Casa de São Miguel dos Campos é o único Hospital do interior do Estado que mantém este padrão de equipe de plantão.

Historicamente, ao longo dos seus 88 anos, a Santa Casa de São Miguel dos Campos sempre esteve aberta para a população, apesar de assumir um setor que não é de sua responsabilidade: a urgência e emergência. Esta responsabilidade é de dos Municípios, Estado e Governo Federal. Veja por exemplo, se algum hospital filantrópico de Maceió faz pronto atendimento para usuários do SUS? Não. Quem faz o HGE e as Unidades de Saúde da Prefeitura que funcionam nas periferias da cidade.

Diante do exposto, lamentavelmente, a Santa Casa de São Miguel dos Campos comunica a partir do dia 08/08/2011, estarão suspensos os atendimentos de urgência da clinica Medica, Pediatria e Cirurgia para usuários do SUS. A maternidade continuará aberta e as cirurgias programadas continuarão sendo realizada, bem como as internações clinicas dos pacientes encaminhados das Unidades de Saúde de São Miguel dos Campos e municípios vizinhos.

A Santa Casa espera que em breve seja encontrada uma solução de financiamento para os plantões médicos, evitando assim maior dificuldade da comunicação ao acesso aos serviços médicos e hospitalares.

Fonte: Alagoasweb, com Santa Casa

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos