Mortandade de gatos revolta comunidade em Cruz das Almas

A pena para este tipo de crime varia de três meses a um ano.

Na manhã de hoje (13), a Praça Vera Cruz, situada no bairro da Cruz das Almas, amanheceu com sete gatos mortos. De acordo com moradores da região, a possível causa teria sido a ingestão de veneno deixada propositalmente nos arredores da praça por um morador local que estaria incomodado com a presença dos animais. Indignada, a vizinhança entrou em contato com a equipe do Alagoas24horas para denunciar o abuso.

Os gatos apareceram mortos nos arredores da Igreja Católica. Segundo relato de um dos moradores, Everaldo Moura, a comunidade não entrou em contato com o Centro de Controle Zoonoses por que o odor exalado pelos animais era insuportável e a comunidade achou por bem se livrar dos gatos sozinha.

Everaldo falou ainda que entrou em contato com autoridades policiais para saber como proceder para registrar denúncia. Desde fevereiro de 1998 está em vigor a Lei Federal de Crimes Ambientais 9.605/98 que prevê detenção de três meses a um ano e pagamento de multa para pessoas que pratiquem “ato de abuso e maus-tratos a animais domésticos ou domesticados, silvestres, nativos ou exóticos”. A Lei também prescreve que a pena será aumentada de um sexto a um terço no caso de morte do animal.

Até o momento a comunidade não tem nenhum suspeito, mas Everaldo, dono da Nina, uma labrador de 5 anos, informou que ficará atento, pois sua cadela costuma passear diariamente no local onde os gatos foram encontrados mortos. “Isso é um absurdo. O que fizeram é crime. Da mesma forma que foram os gatos dos meu vizinhos, poderia ter sido a Nina. Se eu descobrir quem foi vou denunciar para que crimes como estes não voltem a acontecer. Já asistimos todos os dias a violência contra nossas crianças, idosos e a população em geral e agora teremos que ver nossos bichinhos de estimação sendo exterminados também?,” indagou o morador.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos