TRE inicia recadastramento de nascidos em fevereiro

O Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE/AL) convoca os eleitores de Maceió, nascidos nos meses de fevereiro e março, a fim de que sejam submetidos ao recadastramento biométrico. Os votantes que nasceram em fevereiro só poderão ser recadastrados até o dia 31 deste mês de agosto, e os que aniversariam em março têm até 12 de setembro próximo para se dirigirem aos locais de atendimento indicados pelo TRE.

A Justiça eleitoral está preocupada com a formação de filas e tumulto
que sempre ocorrem quando as pessoas procuram ser atendidas nos últimos momentos dos prazos, como aconteceu na última sexta-feira, 12 (dia do encerramento do prazo para os eleitores maceioenses, nascidos em janeiro).

Nesse mesmo dia, 2.920 pessoas foram recadastradas nos locais que, juntos, vinham atendendo cerca de mil eleitores diariamente e já com grandes filas.

De acordo com o juiz Maurílio Ferraz, coordenador-substituto do Fórum Eleitoral de Maceió, expressiva parcela do povo brasileiro tem o hábito de deixar tudo para a última hora e isso não pode acontecer quando se trata de assuntos como a revisão do cadastro de eleitores. “Não pretendemos ampliar os prazos e tem muita gente que depende do título eleitoral para receber os benefícios sociais”, destacou o juiz Maurílio Ferraz.

Os documentos

Os eleitores devem comparecer aos postos de atendimento munidos
de documento oficial de identificação com foto, título de eleitor, CPF e
certificado de quitação do serviço militar (homens).

“A média de tempo que o eleitor gasta para efetivar o serviço é de dez
minutos, entre checagem de informações, coleta de digitais e captura de fotos, provando que o atendimento é eficiente e que a Justiça eleitoral está bem equipada para melhor atender aos eleitores”, explicou o magistrado Maurílio Ferraz.

Justiça Itinerante

Um ônibus do Projeto Justiça Itinerante, do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL), estará durante toda esta semana no Fórum Central de Maceió, no Barro Duro, auxiliando o Tribunal Regional Eleitoral (TRE/AL) no recadastramento biométrico de magistrados, promotores de Justiça, servidores do Judiciário, advogados e de pessoas que estejam com audiências agendadas.

A partir desta terça-feira (16), a direção do Fórum encaminhará à equipe da Justiça Eleitoral uma relação com o nome das partes que possuem audiência agendada, fazendo com que os eleitores sejam autorizados a realizar o recadastramento. A expectativa dos técnicos do TRE/AL é que aproximadamente 200 eleitores sejam recadastrados por dia.

O recadastramento no Fórum Central de Maceió será feito por servidores do TJ/AL que foram treinados pelo TRE para atuar especialmente com a biometria.

Fonte: Ascom/TRE

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos