Governo inaugura obras de saneamento em Maceió

Assessoria/ArquivoObra beneficiará população local

Obra beneficiará população local

O Governador Teotonio Vilela Filho inaugurou, na manhã desta terça-feira (23), as obras de interligação dos anéis de distribuição de água para os bairros de Pajuçara, Ponta Verde e Jatiúca e distritos de medição e controle (DMCs) de água distribuída. As obras beneficiam uma população estimada em 250 mil pessoas dos bairros do Poço, Jaraguá, Ponta da Terra, Pajuçara, Ponta Verde, Mangabeiras, Jatiúca e Cruz das Almas.

Foram investidos recursos da ordem de R$ 28 milhões em recursos do governo federal via Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e do convênio firmado entre os governos de Alagoas e do estado de São Paulo.

Em seu discurso, o governador ressaltou o esforço do Governo para melhorar a infraestrutura do Estado em todas as áreas. "Temos feito um mar de inaugurações. São casas, asfaltos, saneamento, esgotamento sanitário, água, escolas, postos de saúde, numa média de duas inaugurações por dia e temos mais de cem obras já concretizadas e muita outras obras também já estão sendo feitas”, afirmou. “Ontem, visitei em Marechal Deodoro três fábricas que estão sendo construídas em paralelo, empregando 3 mil alagoanos, homens e mulheres muito entusiasmados e confiantes de que Alagoas finalmente vive um novo momento”, comemorou.

Teotonio informou que em julho formalizou, com o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, a renovação do convênio entre a Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) e a Casal (Companhia de Abastecimento de Alagoas) no valor de R$ 50 milhões.

“Hoje, estamos colocando água de qualidade para a população e também reduzindo perdas de água tratada, que em alguns bairros, como o Benedito Bentes, por exemplo, ficavam em torno de 60%. É importante que a água seja tratada com zelo porque dá muito trabalho tratar para depois perder. Nesses 12,5 quilômetros estamos beneficiando de Jaraguá a Mangabeiras com um programa de redução de perdas trazido para Alagoas por meio de um convênio com a Companhia de abastecimento de água de São Paulo”, explicou o governador.

Teotonio explicou que o Governo também está melhorando o atendimento por toda a capital alagoana. “A Casal também está avançando no esgotamento sanitário do Benedito Bentes e já temos vários quilômetros feitos no Virgem dos Pobres. Sei que o transtornos com a obstrução de ruas prejudica o trânsito e a população, mas garanto que esses transtornos vão vale a pena. Maceió era uma das capitais com o menor índice de esgotamento sanitário, mas até 2014 queremos entregar outro cenário no saneamento da capital”, garantiu.

O governador falou ainda sobre a recuperação da Casal. “A nossa empresa de abastecimento ficou muito tempo abandonada e foi transformada em biombo político, mas hoje, depois de 20 anos dando prejuízo, há dois anos vem mostrando lucro operacional, prestando serviço no Interior e na capital. Ações como essa inaugurada hoje fortalecem a empresa e beneficiam a população e é isso que o Governo quer: empresas fortes e população bem atendida”, afirmou.

A obra
Os anéis e as interligações envolvem 12,5km de redes de distribuição de água, com diâmetros variando de 400mm a 700mm, começando na Rua Pedro Américo, no Poço, e indo até as imediações do corredor Vera Arruda, no Stella Maris. Os anéis permitiram melhoria na gestão das pressões de água em toda a região desde a Pajuçara até Cruz das Almas.

Fonte: Agência Alagoas

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos