Alagoas recebe encontro sobre monitoramento meteorológico

IlustraçãoIlustração

Com a implantação da Sala de Alerta e a composição de um bom quadro de docentes na Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Alagoas começa a ser inserida nos importantes debates sobre meteorologia. Prova disso é o III Encontro Sul-Americano de Aplicações do Sistema EUMETCast para o Monitoramento Ambiental e Meteorológico, que começa nesta terça-feira (30), em Maceió.

O evento que começa nesta terça-feira no Hotel Enseada, na Pajuçara, irá até sexta-feira (2) e a programação contará aulas e palestras de diversos pesquisadores da América do Sul. O Encontro é baseado plataforma EUMETCast, um sistema de baixo custo de difusão de informações por satélite, em tempo quase real, que auxilia no monitoramento meteorológico e ambiental de áreas.

O sistema EUMETCast funciona de forma simples, um computador convencional com uma placa de recepção e um software para processamento das imagens captadas do satélite. Esse formato possibilita um baixo custo de aquisição do sistema e permite que ele possa ser adquirido por diversos setores da sociedade, desde o poder público aos produtores rurais.

Em Alagoas, o sistema é utilizado pela Sala de Alerta, da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), e tem auxiliado a realizar o monitoramento meteorológico das bacias dos rios Mundaú e Paraíba, atingidas pelas enchentes de 2010. A plataforma EUMETCast também é utilizada pela Universidade Federal de Alagoas.

Mais informações sobre o III Encontro Sul-Americano de Aplicações do Sistema EUMETCast para o Monitoramento Ambiental e Meteorológico podem ser obtidas em http://www.lapismet.com/III_Encontro/. O site também informa o procedimento para inscrição no evento.

Fonte: Victor Guerra/Semarh

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos