Técnicos do Bird iniciam missão no interior de Alagoas

A visita técnica da comitiva do Banco Mundial (Bird) ao Estado para conhecer ações e os projetos do Programa Alagoas Tem Pressa foi iniciada nesta segunda-feira (29), no município de Arapiraca. Durante todo o dia, dez consultores de diversas áreas estiveram reunidos com autoridades locais e visitaram escolas, hospitais, associações, empreendimentos e comunidades quilombolas. Essa passagem faz parte do cronograma de ações do Banco, que negocia com o Governo, por intermédio da Secretaria de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico (Seplande), um empréstimo na ordem de US$ 300 milhões.

Em sua chegada, a equipe do Bird, coordenada pelo especialista em Proteção Social e gerente do projeto para Alagoas, Ian Walker, foi recebida pelo prefeito Luciano Barbosa. Na oportunidade, os profissionais do Banco Mundial explicaram os objetivos da visita, como também conheceram ações que estão sendo feitas pela gestão municipal, em parceria com o Governo do Estado, para detectar possíveis áreas onde o Banco possa atuar no financiamento de iniciativas.

O consultor Ian Walker explicou ao prefeito de Arapiraca que a passagem dos especialistas do Banco por Alagoas, servirá como base para traçar o direcionamento dos recursos e das ações que serão priorizadas para receber os investimentos. Ele salientou a importância de estabelecer uma relação entre as ações do Alagoas Tem Pressa com o programa Brasil Sem Miséria, do Governo Federal.

“É muito importante conhecer a realidade de Alagoas para detectar os problemas, necessidades, iniciativas de sucesso e os aspectos que devem ser melhorados. Através disso, com o apoio do Governo do Estado, poderemos traçar as estratégias para que a economia, projetos sociais, a inclusão produtiva, entre outros aspectos sejam fomentados com o empréstimo”, explicou.

Luciano Barbosa comentou que essa oportunidade é muito produtiva para o município, tendo em vista a qualificação dos profissionais do Banco Mundial que, segundo ele, contribuirão bastante para uma melhoria da gestão pública de Arapiraca. “Temos nossas necessidades e objetivos, tornando muito importante receber o financiamento para executar ações, mas contar com a presença de grandes profissionais que possam traçar um diagnóstico da nossa cidade é outro fator que contribui bastante para o desenvolvimento do município”, destacou.

Visitas

As equipes se dividiram nas áreas de Saúde, Educação, Assistência Social, Gestão Pública, Direitos Humanos e Agricultura e Planejamento. As visitas desse último setor tiveram como foco observar as iniciativas que fazem parte do Programa dos Arranjos Produtivos Locais (PAPL), coordenado pela Seplande e pelo Sebrae/AL.

Os técnicos estiveram na sede da Associação das Mulheres Produtoras de Broas e Outros Produtos (Assoprobroas), na comunidade Taboquinha, situada a 12 km do centro de Arapiraca. A entidade existe desde 2010, conta com 35 mulheres da comunidade e é apoiada pelo Arranjo Produtivo Local (APL) Mandioca do Agreste.

Na oportunidade, a equipe do Bird, da Secretaria de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário (Seagri) e da Seplande questionaram às associadas sobre o meio de produção adotado, as necessidades, parcerias que são executadas, custos para matéria-prima e detalhes da renda média mensal de cada uma, visando o fomento da inclusão produtiva

A especialista em Desenvolvimento Agrário do Banco Mundial, Fátima Amazonas, mostrou-se entusiasmada com o trabalho que vem sendo feito na comunidade Taboquinha, dando destaque à estrutura organizacional estabelecida na associação, a visão empreendedora das suas integrantes e os objetivos que elas almejam.

“Vemos aqui uma associação extremamente organizada, com uma renda que alcança bons índices e que busca cada vez mais aprimorar seus produtos. Nossos esforços agora estão voltados para encontrar os melhores meios possíveis para que essa e outras iniciativas deste porte sejam alavancadas em Alagoas”, comentou.

A equipe do Banco também visitou a produção e comercialização do abacaxi, na Associação dos Mini e Pequenos Produtores do Agreste, na zona Rural de Arapiraca. Em seguida, eles foram até a Cooperativa Terragreste e para plantações de hortaliças de produtores envolvidos com o APL Horticultura. A passagem foi finalizada com uma visita ao Polo Moveleiro de Arapiraca.

"A equipe nos oferece a chance de trocar informações, fortalecendo e valorizando o trabalho já desenvolvido. A visita é importante, pois assim o setor em Alagoas passa a ser percebido pelo Banco, que tem uma linha de crédito para inclusão produtiva consolidada. Além disso, essa oportunidade serve para abrir futuras oportunidades, aprimorando ainda mais as atividades que estão sendo feitas", afirmou a diretora de Cadeia Produtiva e APLs da Seplande, Flaviana Rosa.

Educação

Os técnicos do Bird reuniram-se com a secretária de Educação do município de Arapiraca, Ana Valéria Peixoto, para verificar a implementação dos programas de Educação Para Jovens e Adultos (EJA) e de Educação Infantil. Acompanhado das técnicas da Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (SEE), Ana Márcia Cardoso, Márcia Valéria e Maridalva Campo, o consultor do Banco Mundial especialista na área, Laudo Bernardes, visitou também as escolas Lindinalva Eulália (ensino fundamental) e Manoel André (ensino médio).

Saúde

Para verificar as instalações, a fim de detectar possíveis melhorias que poderão ser implantadas, os técnicos com especialização em Saúde e Assistencialismo Social visitaram o Hospital Regional de Arapiraca e participaram de um encontro com profissionais do Programa de Saúde da Família (PSF) do município.

Seguindo o eixo do Programa Alagoas Tem Pressa, a troca de idéias foi voltada para as questões que formam os dois projetos da área de saúde: o aumento e melhoria da atenção básica e a redução da mortalidade infantil e materno-infantil.

Além desses encontros, os especialistas nas áreas de Saúde e Proteção Social estiveram em comunidades quilombolas do município.
Assistência Social – Os Centros de Referências em Assistência Social (Cras) e os locais onde são realizados seus programas foram os escolhidos pelo Banco Mundial para traçar um diagnóstico dos projetos que promovem o desenvolvimento social de Alagoas. Eles também discutiram com beneficiários do programa Bolsa Família, visando integrar ações entre a esfera federal, estadual e municipal.

Nesta terça-feira (30), a comitiva segue para Santana do Ipanema para conhecer as ações e projetos implantados no município. Já no dia 31, quarta-feira, os técnicos do Bando Mundial estarão em Palmeira dos Índios, concluindo a primeira etapa das visitas.

Fonte: Ascom/Seplande

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos