Judiciário promove mutirão do júri em faculdade de Maceió

IlustraçãoIlustração

Teoria vista na prática. Essa é a proposta do mutirão do Júri promovido pelo Projeto Justiça Itinerante do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL), que movimenta as dependências da Faculdade Seune nesta sexta-feira (02), com o julgamento de 40 processos da 9ª Vara Criminal da Capital referentes a acusados em crimes de homicídios e tentativas de homicídios.
Vinte das salas da faculdade estão abrigando debates que motivarão a decisão de sete pessoas previamente listadas para decidir sobre a culpabilidade ou inocência de réus acusados nos delitos contra a vida. Até o final da tarde, devem ser realizados dois julgamentos em cada sala de aula.
As atividades contam com a participação de juízes, promotores, defensores públicos e de alunos da faculdade a partir do 6º período, que já cursam prática jurídica. Há estudantes como oficiais de justiça, escrivães e também convocados para o Júri.
O juiz coordenador do programa Justiça Itinerante explica que eventos como esse são importantes para dar celeridade ao judiciário, por meio do julgamento de processos que diminuem a demanda. “Nossa intenção é prestar um serviço jurisdicional de qualidade e com rapidez. Aqui estamos realizando atividades de dois meses em um dia”, juiz Domingos Neto.
“Eventos como esse são fundamentais porque os alunos têm contato com a vivência cotidiana de um advogado. Eles têm aqui um contato com a realidade de um Júri, além da própria participação em forma de cidadania”, salienta a coordenadora do curso de Direito da instituição, professora Cláudia Amaral.
Para a aluna Elayne Thais, que está no início do curso de Direito, o mutirão presta grande contribuição aos alunos. “Nós já nos inteiramos mais com o mundo do Direito e conhecemos o dia a dia e o funcionamento do sistema jurídico”. As atividades tiveram início às 8h e se estenderão por todo o dia.

Fonte: TJ/AL

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos