Nonô discute projetos para receber Mineração Vale Verde

O vice-governador José Thomaz Nonô esteve no município de Craíbas, na manhã desta sexta-feira (02), onde se reuniu com o prefeito Dinho Leite, secretários e vereadores e debaterem sobre projetos de infra-estrutura para receber o projeto Serrote da Laje, da Mineração Vale Verde (MVV).

“A Mineração Vale Verde é um empreendimento estruturante e importante para o desenvolvimento de Alagoas, e especialmente das regiões Agreste e Sertão. O projeto traz a probabilidade de o Estado se transformar em um grande produtor e exportador de bens minerais”, afirmou José Thomaz Nonô.

O projeto consiste na exploração de cobre, ferro e ouro, entre Craíbas e Arapiraca, no agreste alagoano. Recentemente a MVV recebeu do Instituto do Meio Ambiente (IMA) a renovação da Licença de Instalação, que prorroga as atividades de exploração até agosto de 2013.

Até o momento já foram identificadas cerca de 150 milhões de toneladas de reservas de metal, na jazida do município de Craíbas, gerando mais 15 anos de atividades da mineradora na região. A expectativa é que sejam gerados 1.800 empregos diretos, beneficiando a população e os municípios envolvidos.

A empresa está instalada no Estado há três anos. Neste período, já foram investidos mais de R$ 70 milhões em estudos e pesquisa para processo de montagem do parque industrial, que deve iniciar a construção no final de 2012. A estimativa é que, com o início da mineração, a atividade gere recursos de aproximadamente R$ 684 milhões por ano.

De acordo com o prefeito, Dinho Leite, o objetivo da reunião foi de confirmar o apoio do Estado para cursos de capacitação e para a preparação da cidade para receber as atividades da mineradora. Segundo Dinho Leite a autorização dada pelo governador Teotonio Vilela Filho para o lançamento do edital para a contratação da primeira Parceria Público-Privada de Alagoas – A PPP do Agreste -, viabilizará mais avanços para a região.

“Com a nova adutora, será solucionando a falta de água. Teremos uma extensão de 7km para o fornecimento de 500 m³ de água por hora para a Mineração Vale Verde, que será um importante setor para desenvolvimento econômico do Agreste e do nosso Estado”, disse o prefeito.

Fonte: Ascom Vice-Governadoria

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos