Marta usa experiência de vida para motivar jovens em Serra Leoa

A.Poltier / UNDPMarta tira foto ao lado da xará Marta em visita a Serra Leoa

Marta tira foto ao lado da xará Marta em visita a Serra Leoa

A atacante Marta encerrou neste domingo a sua visita a Serra Leoa. Eleita cinco vezes consecutivas a melhor jogadora do mundo, a brasileira viajou até a capital Freetown para realizar a primeira ação como embaixadora da Boa Vontade do PNUD, o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento. O principal objetivo foi marcar presença no evento por uma participação maior das mulheres no poder legislativo do país.

Com a campanha batizada de "Quando as mulheres conseguem, todos nós ganhamos", Marta se mostrou empolgada com a visita ao país. Nos dias em que passou em Freetown, a jogadora viu a paixão dos torcedores locais pelo futebol e deu o pontapé inicial no duelo entre os donos da casa e o Egito, pelas eliminatórias da Copa Africana da Nações. O placar final foi 2 a 1 para Serra Leoa e a brasileira se mostrou pé-quente. Após os compromissos, ela comentou a experiência em entrevista coletiva.

– Sou uma pessoa mais forte após a minha visita a Serra Leoa. Quando eu vejo a vontade e o empenho destas mulheres, estou definitivamente convencida de que uma maior participação delas é essencial para a paz e o desenvolvimento dos países.

Neste domingo, Marta comandou o Diamond Queens em uma partida contra o Sierra Queens, liderado pela melhor atleta do país, Musu Pele. Ao longo da visita, a melhor do mundo cumprimentou os fãs presentes e parou para tirar fotos. Em seguida, se reuniu com estudantes e jogadoras de futebol para debater os assuntos relativos às mulheres.

Marta visitou ainda a Assessoria de Carreiras e Colocação de Profissionais de Fourah Bay College. O projeto é das Nações Unidas na Universidade de Serra Leoa e ajuda os estudantes a conseguir encontrar empregos e ganhar experiência dentro de suas profissões. Durante a estadia no local, a melhor do mundo aproveitou para contar um pouco sobre a carreira.

– Estou aqui para contar a minha história, mas também para aprender sobre a história de vocês. Quero dizer a vocês que nada é impossível – disse Marta, que respondeu às perguntas realizadas pelos estudantes.

Antes da visita a Serra Leoa, Marta havia conquistado a MLS (Liga Americana de futebol feminino) defendendo o Western New York Flash.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos