Sebrae vence prêmio de intranets do Brasil

PIP - Prêmio Intranet PortalFabrícia Carneiro, do Sebrae/AL, recebe prêmio

Fabrícia Carneiro, do Sebrae/AL, recebe prêmio

Com o objetivo de eleger os exemplos mais inspiradores de intranet do país, a 4ª Edição do Prêmio Intranet Portal (PIP), divulgou no último dia 30, os vencedores das categorias Grand Prix, Conteúdo, Colaboração e Integração em TI e um Prêmio Especial para a melhor Intranet Social. Neste ano, Alagoas foi vencedora através do Sebrae Alagoas na categoria Conteúdo e também subiu no pódio das categorias Colaboração e Integração em TI.

Com um rigoroso processo de seleção e de abrangência nacional, o PIP, orienta o olhar dos jurados garantindo a uniformidade com base na realidade dos projetos e nos conceitos acadêmicos mais avançados. Desta forma, o prêmio se caracteriza como um dos mais importantes do país, disputados por grandes empresas como Banco do Brasil (vencedora da categoria Grand Prix), Eletrobrás (vencedora da categoria Integração em TI), SBT – Sistema Brasileiro de Televisão (2º lugar na categoria Conteúdo), entre outras.

Segundo a idealizadora da intranet e gerente de Marketing e Comunicação do Sebrae Alagoas, Fabrícia Carneiro, além do fator inovação, a ferramenta apropriou-se dos fatores integração, social e colaboração. “A partir de recursos simples, inspirados nas Redes Sociais, conseguimos criar uma ferramenta visualmente agradável e que estimula a colaboração. Um recurso como “curtir” ou comentar uma notícia/conteúdo é um estímulo para que as pessoas deixem de pensar apenas na sua própria “caixinha” e expressem sua opinião de forma prática e rápida”, conta Fabrícia.

O destaque desse modelo da intranet já inspira as outras unidades da instituição. Segundo a diretora técnica do Sebrae Alagoas, Renata Fonseca, o maior ganho para o Sebrae Alagoas é a melhoria para a comunicação interna e corporativa, bem como o compartilhamento do conhecimento. “Ser referência nacional é uma consequência de um trabalho que tem como meta a qualidade. Nos mostra que estamos no caminho certo.”, afirmou a diretora.

Para Arthur Paredes, diretor de projetos da Plus! Agência Digital, agência que desenvolveu a intranet, esse foi um enorme passo para o nosso estado. “No quesito tecnologia, essa premiação coloca Alagoas na vanguarda o desenvolvimento web, principalmente no segmento de intranets corporativas. Além de se tornar referência e modelo para outras grandes empresas nacionais, públicas e privadas”, diz Arthur.

Para a reformulação da intranet foram utilizadas ferramentas eficientes que desempenham diversos efeitos na intranet. Nela há um repositório de conteúdos produzidos pelos próprios colaboradores, um sistema de recompensas de ações que oferece “selos” especiais aos usuários. Eles também possuem um perfil próprio e podem interagir com outros colaboradores na intranet, como enviar recados, comentar no mural, “gostar” de conteúdos, participar de um ranking, dentre outras ferramentas.

Segundo o gestor de tecnologia da Plus! Agência Digital, Vitor Mello, para a construção da intranet foi fundamental a liberdade e a flexibilidade dada aos colaboradores. “Precisávamos dar ao Sebrae liberdade e flexibilidade de cadastrar na intranet tudo o que eles precisassem e ao mesmo tempo deixávamos tudo muito fácil e prático de achar, cadastrar”, conta ele.

“Tudo tinha que ser muito rápido, então implementamos inúmeras formas de se chegar a um conteúdo, com buscas avançadas, inúmeros filtros, menus, e etc. Tudo pra facilitar a vida do usuário”, conclui.

Paula Lima, analista da Unidade de Gestão de Pessoas do Sebrae Alagoas, afirmou que a principal diferença na mudança e o que mais facilitou no dia a dia foi a forma de organização dos conteúdos por temas. “Toda a informação está disponível com fácil acesso. A existência de um grupo gestor que descentraliza e dinamiza a gestão: cada unidade cuida de seus conteúdos, tornando a informação sempre atualizada”, conta.

Ela destaca também que o layout ficou mais atrativo aos olhos e ao uso. “Essa “carinha” de rede social que estimula o uso”, finaliza.

Após a premiação, a organização do PIP, envia para as empresas um relatório técnico mostrando onde a empresa foi pontuada e onde são necessárias mudanças. “Sermos reconhecidos nacionalmente mostra que estamos no caminho certo, mas não significa que chegamos ao fim do processo. Ainda temos muito que melhorar para chegar ao modelo que entendemos como ideal para o negócio do Sebrae”, contou Fabrícia Carneiro.

Classificação:

Grand Prix empresas privadas: Método Engenharia
Grand Prix organizações não-privadas: Banco do Brasil (Diretoria SP)
Conteúdo: 1º Sebrae-AL, 2º SBT, 3º Nous
Colaboração: 1º Nous, 2º Cosin, 3º Sebrae-Al
Integração TI: 1º Eletrobras, 2º Raízen, 3º Sebrae-Al
Prêmio especial “Intranet social / web 2.0″: Cosin
Menção Honrosa: Raízen (pela eficácia dos dashboards e comprovação de ROI)

Fonte: Ascom Plus

Veja Mais

Sorry, nothing to display.

Deixe um comentário

Vídeos