Greve da Ufal: aulas serão retomadas na quinta

Em assembleia realizada no final da manhã desta terça-feira, 6, a maioria dos docentes decidiu pelo retorno imediato das aulas na Ufal.

Terminou a greve dos professores da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). Em assembleia realizada no final da manhã desta terça-feira, 6, a maioria dos docentes decidiu pelo retorno imediato das aulas na Ufal. A categoria chegou a colocar em votação a manutenção da greve até a próxima terça-feira com um calendário de mobilização, mas a maioria entendeu que a não havia mais “clima de greve”, conforme explicou o diretor Financeiro da Adufal, professor Ailton.

“Como a assembleia terminou por volta das 13 horas, não houve tempo para retomar as aulas nesta terça, no entanto, na próxima quinta-feira, 8, os alunos já poderão voltar a estudar”, disse o professor.

Segundo a Adufal, após a análise da conjuntura nas universidades federais do país, podemos observar que a maioria das instituições já havia decretado o fim do indicativo de greve e algumas já tinham retomado as atividades. “Não há mais clima de greve, apesar de a pauta local ainda merecer atenção, a exemplo da falta de segurança que aterroriza alunos e servidores, como aconteceu em Arapiraca”, disse o diretor da Adufal referindo-se a invasão do campus por reeducandos do sistema prisional.

O representante da Adufal considerou a greve positiva, já que foi aprovada uma gratificação de estímulo ao magistério superior, que será incorporada ao vencimento básico; a concessão da Retificação de Titulação e extensão de reajustes aos aposentados. Quanto à elaboração do Plano de Cargos e Carreira, a partir do dia 14 de setembro os professores deverão iniciar a metodologia para construção do Plano junto ao Governo Federal.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos