Bancários entram no segundo dia de greve em Alagoas

Paralisação é por tempo indeterminado, segundo sindicato.

Alagoas24horasLotérica é opção durante a greve dos bancários

Lotérica é opção durante a greve dos bancários

O presidente do Sindicato dos Bancários em Alagoas, Jairo França, confirmou a continuidade da greve dos bancários por tempo indeterminado. A paralisação nacional foi iniciada ontem (27) depois que a categoria recusou a proposta da Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) de aumento salarial de 8%.

Para Jairo os beneficiários do INSS e pensionistas serão os maiores prejudicados. Contudo, o presidente lembra que os consumidores/clientes terão outras opções para operações bancárias. “Com o advento da tecnologia a internet é uma grande ferramenta. Vale lembrar que os caixas eletrônicos também poderão ser usados para saques e pagamentos de boletos bancários.

O sindicato, por meio de sua assessoria, informou que 65% dos bancários aderiram à greve. Vale lembrar que as cooperativas de crédito em todo o estado funcionam normalmente, uma vez que são instituições autônomas.

Agências na capital e no interior fecharam as portas e só devem abrir depois de atendidas as reivindicações da categoria. Além de aumento de 12,8%, os bancários querem garantia de emprego, metas menos abusivas e melhores condições de trabalho.

Com a paralisação as lotéricas são opção para as transações.

Correios

Com a greve da Empresa Brasileira de Correios e Telegráfos (ECT) a situação dos consumidores se agrava ainda mais. Os servidores, que suspenderam as atividades desde o dia 14, também não têm previsão para voltar à normalidade.

Atualmente, 90 pessoas foram contratadas e desde o último fim de semana, técnicos da área administrativa foram redirecionados para os setores de triagem e distribuição com o intuito de minimizar os prejuízos para a população.

As agências funcionam normalmente. Porém, somente cerca de 50% dos carteiros estão trabalhando.

Opções semelhantes às utilizadas no caso das agências bancárias também se aplicam para os consumidores dos Correios. Outras fontes, como a Internet, podem ser usadas para diminuir os prejuízos.

Problemas com possíveis multas devem ser resolvidas com o auxílio do Procon e de Juizados Especiais.

QUADRO DA GREVE NO BANCO DO BRASIL

PARADAS: Igreja Nova, Olho d’Água das Flores, Delmiro Gouveia, Piaçabuçu, São Miguel dos Campos, São Luis do Quitunde, Porto Calvo, União dos Palmares, Murici, Novo Lino, Penedo, São José da Lage, Maravilha, Poço das Trincheiras, Santana do Ipanema, Dois Riachos, Cacinbinhas, Major Izidoro, Quebrangulo, Paulo Jacinto, Viçosa, Atalaia, Pilar, Palmeira dos Índios, Arapiraca, Campo Alegre, Limoeiro de Anadia, Taquarana, Boca da Mata, Girau do Ponciano, Campo Grande, Lagoa da Canoa, Feira Grande, Craíbas, Teotônio Vilela, Junqueiro, São Sebastião, Coruripe, Barra de São Miguel, Marechal Deodro, Maragogi, Mata Grande, Maceió.

ABERTAS: Água Branca, Pão de Açúcar, Igaci, Anadia, Matriz de Camaragibe.

SEM NOTÍCIAS: Batalha, Piranhas, São José da Tapera.

QUADRO DA GREVE NA CAIXA ECONÔMICA:

PARADAS: Penedo, Coruripe, São Miguel dos Campos, Porto Calvo, Maragogi, União dos Palmares, Rio Largo, Delmiro Guveia, Santana do Ipanema, Viçosa, Capela, Atalaia, Pilar, Palmeira dos Índios, Arapiraca, Maribondo, Maceió.

SEM NOTÍCIAS: Ibateguara, Murici, Teotônio Vilela.

QUADRO DA GREVE NO BANCO DO NORDESTE:

PARADAS: União dos Pamares, Penedo, Mata Grande, Arapiraca, Batalha, Palmeira dos Índios, Santana do Ipanema, Maceió.

QUADRO DA GREVE NA CAPITAL:

BANCOS PÚBLICOS (BB, Caixa e BNB): 30 agências fechadas (93,75%) e 2 abertas (6,25%).

BANCOS PRIVADOS: 14 agências fechadas (45,17%) e 17 abertas (54,83%).

PÚBLICOS + PRIVADOS: 44 agências fechadas (69,84%) e 19 abertas (30,16%).

Fonte: Seeb/AL

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos