Oficina de fotografia retrata as belezas e os costumes da comunidade berçário do Peixe Boi

DivulgaçãoDivulgação

O povoado Tatuamunha, localizado em Porto de Pedras, Litoral Norte de Alagoas, foi o último destino do projeto Autorretrato – O Nordeste que é a nossa cara, ano II. Na oportunidade, os adolescentes da comunidade pesqueira, que também é conhecida como berçário do peixe boi marinho, participaram da oficina de fotografia digital, registrando o cotidiano do pacato lugar que possui belezas naturais e arquitetônicas.

Durante a oficina, o olhar dos participantes e o foco das câmeras digitais se voltaram para a comunidade. Assim, arruados, casas de taipas, as pontes rústicas que cruzam o rio Tatuamunha, os prédios históricos, o artesanato, a mercearia onde tudo se encontra, o trabalho das lavadeiras e até o tradicional jogo de bola que acontece dentro dos sítios de coqueiros foram registrados com precisão pela turma.

As aulas de fotografia aconteceram embaixo das sombras da mangueira, que fica no espaço da Associação dos Amigos Ribeirinhos do Meio Ambiente (Aribama). Participaram desta etapa 13 adolescentes, filhos de pescadores, tiradores de coco, artesãos e lavadeiras, pessoas que fazem do povoado Tatuamunha mais um lugar singular em Alagoas.

Para a jovem Taciana Tavares a atividade serviu para mudar a visão. “A gente passa todos os dias pelo mesmo lugar não dá tanta importância, mas com a câmera a gente vê diferente, tudo mais bonito, especial”, declarou.

Nesta quarta, dia 12 de outubro, a comunidade recebeu a exposição fotográfica contendo a melhor foto de cada participante. A mostra foi montada na sede da Aribama. O projeto Autorretrato é patrocinado pelo BNDES e Governo Federal, por meio do programa BNB de Cultura. Para saber mais sobre o projeto veja: www.retratonordeste.blogspot.com.

Fonte: Waldson Costa/Assessoria

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos