Quase 90% dos internautas defendem redução da maioridade penal

ReproduçãoMenor no momento em que efetuou disparos durante o assalto à farmácia

Menor no momento em que efetuou disparos durante o assalto à farmácia

A fuga de 15 menores infratores na noite desta quinta-feira, dia 21, do Núcleo Estadual de Atendimento Socioeducativo levanta, mais uma vez, a questão da redução da maioridade penal e a fragilidade da unidade internação na capital alagoana. Entre os fugitivos de ontem está o menor de 17 anos autor dos disparos que matou a operadora de caixa Nadian Alves, durante assalto a uma farmácia localizada na Avenida Fernandes Lima, em julho desse ano.

Em vídeos divulgados pela Polícia Civil, é possível ver a frieza do menor durante a ação criminosa. O menor entra na farmácia, acompanhado de outros dois elementos, e cabe a ele anunciar o assalto – com arma em punho – e exigir dinheiro e objetos pessoais dos clientes e funcionários. Durante a ação, o menor ainda foi ferido na virilha por um policial militar, o quê posteriormente levou à sua captura, em um hospital particular, onde pagou mais de R$ 8 mil pelo procedimento cirúrgico.

A questão da redução da maioridade penal foi levantada há tempos pelo secretário de Defesa Social, Dário César, após sucessivas ações criminosas encabeçadas por menores. O Alagoas24Horas abriu espaço para o debate junto aos internautas e a maioria esmagadora defendeu a redução da maioridade penal.

De acordo com 85,7% dos internautas (6.632), a redução da idade para que os jovens possam responder pelos seus crimes é a saída para redução da participação de menores em crimes. Já 14,3% (1.107) é contra a redução.

Entre o argumento mais frequente está o grau de periculosidade dos menores, que cometem crimes bárbaros e não recebem a punição adequada. Já os contrários acreditam que a redução será ineficiente, uma vez que impelirá jovens cada vez mais novos a serem cooptados pelo mundo do crime.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos