Bancada alagoana busca solução para casas nas áreas de enchente

AssessoriaBancada reúne-se com prefeitos das áreas das enchentes nas dependências da Câmara dos Deputados

Bancada reúne-se com prefeitos das áreas das enchentes nas dependências da Câmara dos Deputados

Brasília, DF – Foi longa a reunião realizada ontem à noite, 25, com a presença dos senadores e deputados federais da bancada alagoana para encontrar uma solução que isente as vítimas das enchentes ocorridas em 2010 do pagamento das casas construídas pelo governo federal. O encontro contou com a participação de 19 prefeitos das áreas atingidas na calha dos rios Paraíba e Mundaú.
O senador Renan Calheiros repetiu o que tinha defendido em Maceió na última segunda-feira: “Os únicos que não podem pagar pelos prejuízos são os desabrigados que perderam suas casas”. Com esta afirmação, o senador resumiu o tom das conversas durante a reunião da bancada com os prefeitos alagoanos, nas dependências da Câmara dos Deputados.
Para o líder do PMDB no Senado, o mais importante nesta hora “é a união de todos para construir uma saída política que resolva o problema habitacional dos atingidos pelas terríveis enchentes ocorridas em 2010”.
Muitas manifestações e sugestões surgiram por parte dos parlamentares e prefeitos, todos preocupados em encontrar fórmulas capazes de minimizar a angústia de tantos conterrâneos ainda hoje abrigados em barracas de lona, ao lado dos imóveis que estão sendo construídas com recursos do programa Minha Casa, Minha Vida, de responsabilidade do governo federal.
A principal alternativa apresentada foi a da edição de uma Medida Provisória que corresponda ao valor que o governo estadual calcula para a construção de aproximadamente 18 mil moradias, com custo estimado em R$ 180 milhões. Por outro lado, outra opção seria ver o governo de Alagoas recompensado pelos recursos empregados na construção das casas para todos os atingidos pelas enchentes.
Por último, o senador Renan sugeriu uma visita, ainda hoje, ao Ministério das Cidades, objetivando a consolidação de uma proposta técnica, viável, para – finalmente – “amadurecer” a posição consensual da bancada alagoana e levar o assunto para a decisão final da presidente Dilma Rousseff.

Fonte: Assessoria

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos