Rio lança campanha para eleger macaco como mascote em 2016

Ainda faltam mais de quatro anos para as Olimpíadas do Rio de Janeiro, em 2016, mas a cidade já tem o seu primeiro candidato a mascote. A Secretaria estadual do Ambiente lança nesta quarta-feira uma campanha para eleger o macaco da espécie muriqui como o representante dos jogos. A candidatura será apresentada oficialmente no Parque Lage, no Jardim Botânico, na Zona Sul do Rio.

Ameaçado de extinção, o muriqui é solidário e atua harmoniosamente em equipe, o que reforça sua identificação com o ideal olímpico. De acordo com o governo, o animal é considerado o maior primata das Américas. Atualmente, ainda segundo a Secretaria do Ambiente, há apenas 1,3 mil espécimes do macaco na natureza.

Durante o lançamento da campanha, o público conhecerá o kit de comunicação da candidatura, que inclui filme, logomarca, material gráfico e bicho de pelúcia. Artistas como Gilberto Gil, Camila Pitanga e Chico Buarque participam do vídeo oficial. O material traz informações que revelam a importância ecológica da espécie.

O cantor Gilberto Gil cedeu os direitos autorais da música "Aquele abraço”: "A música foi escolhida devido ao fato de se tratar de um primata com hábitos muito sociais, que adora abraçar intensamente, o que também está de acordo com a imagem hospitaleira dos cariocas", comentou Marilene Ramos, presidente do presidente do Instituto Estadual do Ambiente (Inea).

O muriqui – palavra que, em tupi-guarani, significa "povo manso da floresta" – pode ser encontrado principalmente na Região Serrana do Rio. De grande importância ecológica como dispersor de sementes, já foi escolhido como símbolo da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica (RBMA) da Unesco, e do Parque Estadual do Desengano, o primeiro do estado, criado em 1970.

Fonte: Espn

Veja Mais

Deixe um comentário