Arapiraca é um grande esgoto a céu aberto, diz Revista Veja

Reprodução/VejaArapiraca é um grande esgoto a céu aberto

Arapiraca é um grande esgoto a céu aberto

A revista Veja de grande circulação nacional destacou em sua edição do último domingo, 30, matéria especial relacionada à violência e a falta de saneamento básico das principais cidades brasileiras. A cidade de Arapiraca que já foi classificada pela revista como uma das “metrópoles do futuro” acabou aparecendo nas duas piores estáticas do Brasil.

Segundo a revista, Arapiraca é a segunda maior cidade de Alagoas, e só possui hoje 19% de seus domicílios atendidos pela rede de esgoto, o município apresentou o pior índice entre 106 cidades pesquisadas pela revista.

Outro levantamento mostra que Arapiraca convive com a proliferação de doenças decorrentes de esgotos despejados em riachos ou em quintais de casas, sua taxa anual de internações por diarreia é de 158 por 100 mil pessoas, quatro vezes mais que a cidade de Americana, em São Paulo.

Com a falta de investimentos em estrutura nessas áreas ao longo dos anos, prejudicou o crescimento do saneamento da cidade, a água encanada só chegou a uma grande parte da sociedade na década de 80 e nos dias atuais não atende mais que um terço da população, que hoje chega a mais de 250 mil pessoas.

Levantamentos apontam que o município teve o primeiro cano para coletar esgoto na década de 90, para tirar o atraso de um século em relação à cidade de Americana que hoje possui 99% de saneamento, Arapiraca precisaria injetar cerca de 250 milhões em saneamento. Algo impossível, visto que o orçamento anual não passa dos 360 milhões de reais.

A prefeitura já investiu cerca de 17 milhões de reais, embora a quantia seja modesta, foi possível dobrar o alcance do sistema de esgoto.
Segundo a pesquisa, Arapiraca aparece com 19,4%, Marabá (PA), 34,4%, Aparecida de Goiânia(GO), 36,8%, Santarém (PA), 40,7% e Jaboatão dos Guararapes (PE) com 47,2%.

Violência

Outro assunto polêmico e difícil de não ganhar destaque em rede nacional, são os casos de violência registrados em Arapiraca, segundo levantamentos realizados em termo proporcionais, o município hoje detém o 3º lugar no ranking de homicídios do país.

Arapiraca só perde hoje com 107,5 homicídios por 100 Mil habitantes para Marabá com 125(PA) e Itabuna na Bahia com 113,8.

Os números são assustadores e a cada dia que passa aumenta mais, a Policia Civil e Militar sofre com a falta de contingente e até com a falta de viaturas para atender as principais ocorrências da cidade, delegacias relacionadas ao narcotráfico foram criadas e até delegados nomeados, mas sem efetivo nunca funcionaram, a maioria dos crimes estão relacionadas ao tráfico de drogas e quadrilhas especializadas em roubos de carros e cargas, além de motocicletas.

O investimento no município é muito pequeno para sua magnitude hoje dentro do estado, e a população sofre com a ausência do Estado.

Fonte: Oops Internet/Revista Veja

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos