CPI da Eletrobras: sessão pública é marcada por críticas

Ascom/Ronaldo MedeirosCPI da Eletrobras

CPI da Eletrobras

A Comissão Parlamentar de Inquérito que investiga a Eletrobras Distribuição Alagoas e que foi aberta na ALE por conta das constantes falhas no fornecimeno de energia realizou uma sessão pública nesta terça-feira (01), e os depoentes que compareceram para tal foram o presidente da Fecomércio, senhor Wilton Malta; Danúbio Lacerda, representante da Federação das Indútrias – FIEA e o Diretor-executivo da Arsal, Ricardo Fontes Braga.

Inicialmente o presidente da CPI, deputado Ronaldo Medeiros, fez algumas perguntas ao presidente da Fecomércio, senhor Wilton Malta em relação aos prejuízos sofridos pela federação com as quedas no fornecimento de energia. Ao tempo em qu foi respondido que as lojas comerciais alagoanas, sofrem muitos prejuízos com a falta de energia, visto que, a maioria delas possuem ar refrigerado e precisam da energia para funcionar e atender dignamente seus clientes, Malta falou também que a Eletrobras precisa fazer urgentemente investimentos nesta área em Alagoas. Citou também o município de Arapiraca, como exemplo, destacando que o mesmo tem o seu crescimento prejudicado por conta da energia de má qualidade.

“Há mais de três anos estamos discutindo esta questão, a carência é grande não só na área empresarial, mas também na assistencial e Arapiraca é uma cidade que carece muito do fornecimento de energia”, ressaltou o presidente da Fcomércio.

Já o representante da Fedeação das Indústrias – FIEA, Danúbio Lacerda, relatou durante seu depoimento que colheu várias informações a cerca do tema junto a algumas entidades ligadas a FIEA para trazer a CPI, onde, de acordo com Lacerda, apesar dos esforços da Eletrobras em melhorar o atendimento e a distribuição de energia, existe ainda um hiato, existe uma espécie de desconforto quando o assunto são os desligamentos intempestivos de energia, ocasionando prejuízos e transtoronos aos alagoanos.

“Nós da Indústria sofremos prejuízos irreparáveis, uma vez que, o tempo não pode ser recuperado”, destacou Lacerda.

Ainda durante seu depoimento o representante da FIEA declarou que a Eletrobras tem perdas elevadíssimas, de tudo que a distribuidora compra cerca de 30% é perdido, ou seja, o que está sendo utilizado chega a menos de 70%.

Demosntrando sua indignação com alguns dos descasos da Eletrobras o deputado Ronaldo Medeiros citou como exemplo a morte de uma jovem no muniípio de Viçosa, pois o motivo que a levou a falecer foi um fio de distribuição de energia que caiu em cima da mesma.

“A fiação da Eletrobras está um caos em Alagoas, essa fatalidade que ocorreu em Viçosa não pode cair no esquecimento, os dirigentes da Distribuidora devem ser penalizados, responder pessoalmente por essa morte, visto que, este fato poderia ter sido evitado se os investimentos estivessem sendo feitos e as fiações renovadas”, disparou Medeiros.

Já o diretor-executido da Arsal, Ricardo Fontes Braga, relatou durante o seu depoimento que de 2004 até os dis atuais da agência já aplicou mais de 11 milhões de multas contra a Eletrobras e reafirmou que hoje a estatal fornece um péssimo atendimento ao consumidor.

O presidente da CPI, deputado Ronaldo Medeiros, após a sessão acrescentou que depois dessas oitivas ficou confirmado que não apenas o consumidor individual sofre prejuízos com a Eletrobras em Alagoas. “O comércio e a indústria também são vítimas da distribuidora, que não atende a demanda desse setor e consequentemente, vem causando prejuízos enormes”, finalizou Medeiros.

Fonte: Ascom/Ronaldo Medeiros

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos