Corrida contra Diabetes reúne atletas na Pajuçara

Nem mesmo a forte chuva que caiu na manhã deste domingo, 6, impediu que centenas de pessoas participassem da Corrida.

Flávia Duarte/Alagoas24HorasCentenas de pessoas participam da corrida na praia de Pajuçara

Centenas de pessoas participam da corrida na praia de Pajuçara

Nem mesmo a forte chuva que caiu na manhã deste domingo, 6, impediu que centenas de pessoas participassem da Corrida Contra o Diabetes na orla da Ponta Verde. O evento que está na sua 3ª edição, tem surtido o efeito desejado pelos organizadores: a população está cada vez mais mobilizada contra a doença. A largada aconteceu na Rua Sílvio Carlos Luna Viana, na Ponta Verde.

A corrida foi realizada em dois percursos, de 5km e de 10km e após a prova, os atletas profissionais e amadores tiveram acesso às atividades de saúde disponibilizadas pela organização do evento: avaliação antropométrica, avaliação de fundo de olho, glicemia capilar, além de atividades educativas e recreativas.

Ao final da competição os participantes foram premiados com medalhas.

A doença

Há dois tipos de diabetes: o Diabetes Tipo 1, mais frequente em pessoas com menos de 35 anos de idade, e o Diabetes Tipo 2, que agrupa fatores de risco como obesidade, sobrepeso, intolerância à glicose identificada por exames, hábitos alimentares não saudáveis, idade avançada, pressão e colesterol altos, histórico familiar e gestacional da doença, e acúmulo de gordura abdominal. O Tipo 2 está mais presente em pessoas de etnia asiática, hispânica, indígena e afrodescendente.

O Tipo 1 é um diabetes que não pode ser prevenido e é geralmente repentino e dramático. Os sintomas se apresentam como sede excessiva, rápida perda de peso, fome exagerada, cansaço inexplicável, muita vontade de urinar, má cicatrização, visão embaçada, falta de interesse e de concentração, vômitos e dores estomacais, frequentemente diagnosticados como gripe.

O Tipo 2 pode ser evitado e apresenta os mesmos sinais que o Diabetes Tipo 1, porém menos evidentes. Em crianças, o Tipo 2 apresenta sinais moderados e até mesmo ausentes. Os cuidados com o diabetes são para o resto da vida e incluem atividades rotineiras como medir a glicemia, tomar medicamentos, exercitar-se regularmente e ajustar hábitos alimentares.

Fonte: Com assessoria

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos