Vacinação antirrábica é adiada em Penedo; em Maceió continua até sexta

O adiamento da vacinação em Penedo se deu em função das fortes chuvas, que dificultaram o acesso aos povoados.

Ascom/SMSCampanha de Vacinação Antirrábica

Campanha de Vacinação Antirrábica

As fortes chuvas que caíram em algumas cidades alagoanas no último final de semana provocaram o adiamento da Campanha de Vacinação Antirrábica para cães e gatos, na Zona Rural do município de Penedo. O início da campanha iria acontecer nesta segunda-feira, 7, no entanto, a dificuldade de acesso aos povoados impediu que os vacinadores chegassem aos destinos.

No último sábado, 5, a vacinação atendeu aos moradores da zona urbana do município que possuem animais. Em alguns conjuntos, a exemplo do José Moraes Lopes (COHAB), criadores de cães e gatos reclamaram que as doses de vacinas acabaram às 16h, tendo os moradores que se deslocarem até outro local para vacinar seus animais.

De acordo com o secretário de comunicação da prefeitura de Penedo, Fernando Vinícius, um novo calendário de vacinação será divulgado em breve.

Maceió

Em Maceió, a campanha foi realizada com sucesso apesar da chuva que caiu no último sábado. Segundo dados da Secretaria Municipal de Saúde a vacinação antirrábica canina e felina atingiu, no Dia D, um percentual de 71,24% de doses aplicadas, que representam um total de 90.286 cães e gatos imunizados contra a raiva.

A campanha segue com a intensificação da vacina até a próxima sexta-feira (11), apenas na área rural da cidade e no CCZ. "Uma grande parte da população respondeu ao chamado que fizemos e garantiu a imunização do seu animal contra a doença, contribuindo para que Maceió continue a evitar a ocorrência de casos de raiva”, afirmou o coordenador do CCZ, Carlos Eduardo da Silva, lembrando que a campanha não era realizada há dois anos.

A meta da campanha é vacinar, até o final da semana, cerca de 130 mil cães e gatos. Até a próxima sexta-feira, as equipes de vacinadores da campanha estarão percorrendo 55 localidades da área rural da cidade, com o intuito de atingir a meta definida para a ação. Para os moradores das demais áreas da cidade, a vacinação gratuita continua à disposição apenas no CCZ.

É importante lembrar, porém, que cães e gatos só podem ser vacinados a partir de 90 dias de nascido e que a imunização é contraindicada em animais com diarréia ou fêmeas em período de gestação.

Fonte: Com Aqui Acontece e SMS

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos