Governador Teotonio Vilela cumpre agenda em Brasília

O governador Teotonio Vilela Filho cumpre agenda em Brasília nesta quinta-feira (10). Pela manhã, Teotonio Vilela participa de reunião na Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), onde será discutida a situação das ferrovias do Estado de Alagoas.

À tarde, Teotonio Vilela se reúne com outros governadores no Palácio do Planalto para assinatura do Termo de Entendimento para Ampliação de Crédito Fiscal dos Estados. Além de Alagoas, participam da assinatura os Estados do Maranhão, Minas Gerais, Pará, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e São Paulo.

O governador estará acompanhado do secretário de Estado do Planejamento e Desenvolvimento Econômico, Luiz Otavio Gomes, e do secretário de Estado da Fazenda, Maurício Toledo.

O valor em créditos ainda não foi anunciado, mas a concessão será feita nos mesmos moldes dos créditos anunciados no mês passado para dez outros estados das regiões Norte e Nordeste. Os créditos poderão ser aplicados em obras de infraestrutura, saneamento, programas de mobilidade urbana, gestão pública e arranjos produtivos locais que envolvam a agroindústria e ecoturismo. O anúncio aos governadores será feito pela presidenta da República, Dilma Rousseff.

Na primeira fase do programa, os recursos, da ordem de R$ 15,7 bilhões, foram destinados para o Acre, Amazonas, Piauí, Ceará, Mato Grosso, a Bahia, Paraíba, Pernambuco, Rondônia e Sergipe. O anúncio foi feito no final de outubro. Na ocasião, o ministro da Fazenda, Guido Mantega, disse que o volume de créditos para a segunda fase poderia ser igual ou maior que o valor concedido na primeira fase. O objetivo do governo é manter crescente o nível de investimentos dos estados mesmo em tempo de crise.

Os estados poderão obter esses créditos por meio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), da Caixa Econômica Federal ou por meio de organismos internacionais como o Banco Mundial (Bird) e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

Fonte: Amanda Vieira, com Agência Brasil

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos