Anadia: PC acredita que ‘apagão’ foi sabotagem

Falta de energia no dia em que pedido de cassação de prefeita seria votado foi resultado de 'ação humana'.

A comissão de delegados da Polícia Civil de Alagoas, composta por Ana Luiza Nogueira, Mauricio Henrique Duarte e Kelmann Vieira, divulgou nesta sexta-feira (11) que documento da Eletrobras confirma as suspeitas da polícia de que a falta de energia elétrica, acontecida na noite do dia 1º de setembro na cidade de Anadia, “decorreu de ação humana”.

Naquela data, a Câmara de Vereadores do município iria analisar um pedido de cassação contra a prefeita Sânia Tereza Palmeira Barros, acusada como mandante do assassinato do vereador Luiz Ferreira, emboscado e morto dois dias depois, quando viajava de Maribondo para Anadia.

As investigações policiais apuraram que o vereador já havia manifestado sua posição de votar pela cassação da prefeita, caso os atos de improbidade administrativa apontados no pedido fossem comprovados.

De acordo com documento da Eletrobras, “no Boletim de Interrupção de nº 578405, desta Companhia Energética de Alagoas, e encaminhado pela Gerência do Departamento Regional Oeste, a ocorrência da falta de energia verificada no alimentador 03 da subestação de Maribondo, que atende a cidade de Anadia, foi registrada às 18 horas e 15 minutos, sendo restabelecido o sistema às 07 horas e 10 minutos, do dia 02/07/11”.

O documento acrescenta que “o problema decorreu de ação humana, a partir do lançamento de fio de cobre, preso a pedaços de madeira em suas extremidades, sobre a rede de Média Tensão (13.8 kV) provocando um curto circuito na rede elétrica que interliga aquela municipalidade”.

A companhia explica que “provocada no período noturno e em zona rural, houve dificuldade de nossas equipes na localização do defeito, sendo necessária realização de várias manobras e inspeções de campo até a exata identificação do trecho defeituoso, remoção do material lançado e restabelecimento do sistema de distribuição”.

Além da prefeita Sânia Tereza e seu marido, Alessander Ferrreira Leal – apontados como autores intelectuais do homicídio que vitimou Luiz Ferreira, também são acusados como autores materiais: o militar Cláudio Magalhães da Silva, que é primo de Sânia; Adailton Ferreira, e os foragidos Ewerton Santos Almeida, Tiago dos Santos Campos e Wallemberg Wanderson Torres da Silva.

Fonte: PC/AL

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos